Secretário de Educação de São Luís destaca ações da pasta e anuncia contratação de professores

Ribamar Santana - Agência Assembleia
08/04/2019 17h52 - Atualizado em 09/04/2019 13h01

O secretário de Educação de São Luís, Moacir Feitosa, concedeu entrevista, na tarde desta segunda-feira (8), no quadro Sala de Entrevista, do telejornal Portal da Assembleia, da TV Assembleia. Ele falou sobre as políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), principalmente as ações relativas ao programa "Educar Mais".

Segundo Moacir Feitosa, o "Educar Mais" foi lançado em junho de 2017 pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e é desenvolvido em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), com foco nos eixos de avaliação, formação continuada e gestão escolar.

“Pela primeira vez, a Semed conta com um sistema próprio de avaliação de desempenho dos alunos. Ele nos permite ter dados micro, ou seja, sobre como está a situação da criança em sala de aula, se está aprendendo ou não as habilidades que o currículo estabelece. A partir desses dados, entra em cena o segundo eixo, que é a formação continuada em serviço dos professores. Ou seja, ela é dirigida para aquela habilidade que a criança está aprendendo menos, para que o professor compreenda que ela tem que ser melhorada”, explicou o secretário.

Moacir Feitosa esclareceu que, atualmente, a Semed dispõe de um sistema municipal de gestão escolar que alterou todo o processo de execução do trabalhar na rede. “Não temos mais o diário escolar em papel. Tudo é digital. Isto tem permitido ampliar substancialmente o número de matrículas em nossa rede e melhorar consideravelmente a gestão de nossas escolas”, salientou.

Contratação de mais professores

O secretário anunciou a admissão de 260 novos professores aprovados no último concurso público pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior. “Essas novas contratações acabarão com a carência de professores nas disciplinas de Matemática, Português, Ciências, História e Geografia. Esses novos professores serão imediatamente chamados para trabalhar”, complementou.

Melhoria do IDEB

“O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Maranhão (IDEB) tem melhorado liderado por São Luís. E, por sua vez, o Índice de Desenvolvimento Humano de São Luís (IDHM) também tem melhorado, puxado pelos crescentes avanços no desempenho da educação de São Luís. A variável educação, que compõe os indicadores que formam o IDHM, quando melhorada automaticamente se reflete na melhoria das condições de vida”, esclareceu.

Moacir Feitosa disse que, apesar do rigoroso inverno que tem castigado a cidade de São Luís, as avarias nas escolas da rede municipal têm sido pequenas, graças ao trabalho preventivo realizado pela Prefeitura de São Luís, que restaurou 170 escolas.