Procuradoria da Mulher da Alema promoverá palestras pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer

Annyere Pereira/Agência Assembleia
15/04/2019 11h07 - Atualizado em 15/04/2019 11h52

A Assembleia Legislativa, por meio da Procuradoria da Mulher, promoverá evento alusivo ao Dia Mundial de Combate ao Câncer, nesta terça-feira (16), às 9h, no Auditório Gervásio Santos. A programação conta com uma série de palestras sobre a importância de divulgar hábitos e mudanças de estilo de vida que ajudam na prevenção da doença, tais como adotar uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

De acordo com a Procuradora da Mulher, deputada Helene Dualibe, um terço das mortes por câncer está relacionado a comportamentos como fumar, consumir bebidas alcoólicas, sedentarismo e alimentação inadequada. Eles são os chamados “fatores de risco de câncer” e podem ser evitados com mudanças simples no seu estilo de vida.a alimentação saudável é metade do caminho para a prevenção não apenas do câncer, mas também de diversos outros transtornos.

“O objetivo do evento, promovido pela Procuradoria da Mulher, é evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre a doença”, explicou a parlamentar.

Segundo o Ministério da Saúde, frutas, legumes, verduras e cereais integrais , por exemplo, são alimentos que ajudam na prevenção do câncer, quando incluídos em uma dieta variada e equilibrada. Assim como a prática de exercícios físicos, seja fazendo caminhadas ou aulas de dança, trocando o elevador pelas escadas ou mesmo cuidando da casa ou do jardim. Esses dois hábitos também contribuem para evitar um fator de risco importante para o câncer: a obesidade.

O Brasil deve registrar cerca de 600 mil novos casos da doença tanto em 2018 como em 2019, divulgou o Instituto Nacional de Câncer (Inca) na Estimativa 2018 de Incidência de Câncer no Brasil. O câncer de pele do tipo não melanoma é o mais frequente no país, enquanto a segunda posição é ocupada pelo câncer de próstata, entre homens, e de mama, entre mulheres.

Programação

Na palestra desta terça-feira, às 08h30, a médica Francisca Luzia Soares Macieira de Araujo vai falar sobre ‘Você é o que você come. O combate ao câncer pela alimentação’. Já a psicoterapeuta Fernanda Almeida Torres Lima trata a questão da ‘Mente sã no combate ao câncer’, a partir das 09h10. E, por fim, às 09h50, o fisioterapeuta Luis Henrique Rocha Sousa discorre sobre ‘Corpo são, mente sã’.

Sobre os palestrantes

Dra Francisca Luzia Soares Maciera de Araujo

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão(1980), especialização em Clínica Médica pela Universidade Federal do Maranhão(1982), especialização em Terapia Intensiva pelo Associação Médica Brasileira(1993), especialização em Medicina do Trabalho pela Universidade Federal do Maranhão(1984), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão(2006) e residencia-medicapela Universidade Federal do Maranhão(1983). Atualmente é Professor Auxiliar da Universidade Federal do Maranhão e Médico do Ministério da Saúde. Atuando principalmente nos seguintes temas:Derivação gastrojejunal em Y-de-Roux anelada, Obesidade mórbida, BAROS, Qualidade de vida, Comorbidade

Fernanda Almeida Torres Lima

Psicoterapeuta Clínica, Hospitalar  e Neuropsicóloga

Assiste crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Atualmente compõem o corpo de psicólogos do Hospital de Câncer do Maranhão

Luis Henrique Rocha Sousa

Fisioterapeuta e massoterapeuta

Atualmente atua no Hospital de Câncer do Maranhão, na maternidade Marly, na  Associação da Caixa Econômica.