Campanha de combate e prevenção à cegueira continua com a realização de consultas

icone-whatsapp
Annyere Pereira / Agência Assembleia
16/04/2019 11h57

Campanha de combate e prevenção à cegueira continua com a realização de consultas
Foto original

Como parte da campanha Abril Marrom, mês dedicado aos cuidados com doenças causadoras da cegueira, a Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa iniciou uma série de consultas oftalmológicas aos servidores da Casa, nesta terça-feira (16), com o médico Heron Simões dos Santos. A programação encerra no final deste mês.

De acordo com Costa Júnior, diretor do Departamento Médico da Assembleia, o objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a manutenção da saúde ocular, pois a cegueira no Brasil tem um índice altíssimo e já atingiu mais de 1 milhão de pessoas. “O índice é alto por não haver o trabalho de prevenção, se tivesse, o índice cairia em torno de 60%”, explicou.

Costa Júnior disse, ainda, que a expectativa é que as vagas disponibilizadas sejam todas preenchidas e que a informação atinja toda a população maranhense. “A procura pelas consultas oferecidas pelo Setor Médico está muito grande. A princípio, vamos atender 100 pessoas por dia, com o processo de triagem, detectando quem tem glaucoma ou catarata. Com o diagnóstico certo, o médico já encaminha para o servidor fazer a cirurgia necessária”, explicou o diretor.

Para a servidora Silvia Santos, lotada no Núcleo de Arquivo, a iniciativa é válida, tendo em vista a importância de estar em dia com a saúde os olhos. “Não é a primeira vez que eu participo das campanhas que a Assembleia realiza, sempre que tem eu faço questão de participar. É um trabalho preventivo válido”, disse.  

O servidor Vilson Santos Everton, da Diretoria Geral da Mesa, que já é diagnosticado com glaucoma, aproveitou a oportunidade para tirar dúvidas com o médico. “Vim saber se vai ser necessário passar por procedimento cirúrgico ou se posso controlar o glaucoma com medicação”, contou.

Vilson viu na campanha encabeçada pela Assembleia Legislativa uma forma de facilitar a vida do servidor. “Nós quase não temos tempo para fazer uma consulta de rotina, e trazer um médico oftalmologista até o servidor é excelente, pois facilita bastante não ter que sair do ambiente de trabalho”, avaliou.

Já Acilene Gomes Silva, professora da Creche-Escola Sementinha, como está precisando fazer a troca de óculos, aproveitou a oportunidade para fazer a consulta. Ela também destacou a importância da campanha no sentido de prevenir as doenças que atingem a visão.


Banner