Assembleia concede a Medalha “João do Vale” ao regente Fernando Mouchereck

Nice Moraes/Agência Assembleia
25/04/2019 14h54 - Atualizado em 25/04/2019 16h55

Assembleia concede a Medalha “João do Vale” ao regente Fernando Mouchereck

A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou sessão solene, na manhã desta quinta-feira (25), no Plenário Nagib Haickel, para a entrega da Medalha “João do Vale” ao engenheiro agrônomo e regente do Coral São João, Fernando Elias Mouchereck.

A sessão, proposta pelo deputado Wendell Lages (PMN), via Projeto de Resolução 023/2019, foi presidida pelo deputado Dr. Yglésio (PDT) e contou com a presença dos deputados Vinícius Louro (PR), Felipe dos Pneus (PRTB), Ciro Neto (PP), Ariston Ribeiro (Avante) e Helena Duailibe (Solidariedade).

Participaram ainda a diretora de Assuntos Culturais da UFMA, Fernanda Pinheiro, o juiz Bruno Duailibe, a vereadora de São Luís, Bárbara Soeiro, amigos, convidados e familiares do homenageado, que é maranhense e um dos grandes incentivadores da cultura maranhense. O evento foi marcado por apresentações do cantor Fernando de Carvalho e do Coral São João, com Angélica Vieira ao piano.

Wendell Lages agradeceu a presença de todos os convidados e ressaltou a importância de Fernando Mouchereck no cenário cultural maranhense. “Sem dúvida, é uma justa homenagem. Fernando Mouchereck é uma pessoa que tem serviços prestados na área da cultura há muitos anos, por meio do Coral São João, que completou 42 anos no último dia 10 de abril. Ele vem liderando durante todos esses anos esse coral, que se apresenta em várias cidades do mundo, levando o nome do Maranhão, incentivando a cultura e propagando o nosso estado Brasil à fora. Então, é mais do que justo e merecido esse reconhecimento para essa pessoa que vem trabalhando pela nossa cultura”, acentuou o deputado Wendell Lages.

Emoção

Fernando Mouchereck agradeceu a homenagem e disse que estava bastante emocionado pelo reconhecimento do seu trabalho ao longo desses anos, principalmente à frente do Coral São João, levando o nome do Maranhão além-fronteiras.

“Que felicidade ser homenageado vivo. São 42 anos de muita história, tudo feito com amor, divulgando a cidade de São Luís além-fronteiras, por diversas capitais do país e no exterior, sempre levando um pouco da nossa cultura. São Luís é a capital do Canto Coral e o São João faz parte dessa história. Eu queria agradecer o deputado Wendell Lages por essa homenagem que eu recebi: medalha que leva o nome de um grande compositor de Pedreiras, que é João do Vale. Eu tive a oportunidade, com o Coral de São João, de fazer uma apresentação com ele no Teatro Artur Azevedo. Conheci a história dele e vou carregar essa medalha com muito orgulho”, disse.

Em nome da família, Fernanda Mouchereck, que é sobrinha do homenageado, agradeceu a iniciativa do deputado Wendel Lages.  “Os meus agradecimentos e da minha família ao deputado Wendell Lages pela brilhante iniciativa de entregar a Medalha 'João do Vale', ao meu tio Fernando. Nada mais gratificante na vida do homem do que o reconhecimento, como ele mesmo falou, em vida”, disse Fernanda Mouchereck.

Biografia

Fernando Elias Mouchereck, nascido em 22 de Abril de 1952, é engenheiro agrônomo,  formado em 1976 pela Federação das Escolas  Superiores do Maranhão (FESM), hoje Uema. Ele iniciou seus estudos sobre música com a tia, a pianista Florinda Mouchereck. Posteriormente, foi para a Escola de Música do Maranhão completar sua formação.

Em 1966, começou a cantar no Coral do Liceu-MA e ali encontrou seu principal objetivo dentro do vasto ambiente musical. Em 1973, participou do Coral da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Um ano depois, em 1977, fundou, com o Padre Marcos Passerine, o Coral São João.

No último dia 10 de abril, o Coral São João completou 42 anos de fundação. Durante todo esse tempo, foi Fernando Mouchereck quem esteve à frente, levando a música e o nome do Maranhão além-fronteiras.