Assembleia realiza Sessão Especial sobre os desafios do Aldenora Bello

Nice Moraes / Agência Assembleia
08/05/2019 12h03 - Atualizado em 08/05/2019 16h44

Assembleia realiza Sessão Especial sobre os desafios do Aldenora Bello

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão realizou, na terça-feira (07), no Plenário Nagib Haickel, uma sessão especial com o objetivo de chamar atenção para os problemas que o Hospital Aldenora Bello vem enfrentando nos últimos anos, principalmente financeiros. A iniciativa foi do deputado Dr. Yglésio (PDT), que prestou uma homenagem à Fundação Antônio Dino pelos serviços prestados à população carente e, principalmente, para iniciar um debate sobre o repasse de recursos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Fundação Antônio Dino mantém o Hospital Aldenora Bello, único centro de alta complexidade em oncologia no Maranhão. Por ano, são realizadas mais de 56 mil consultas, 30 mil quimioterapias e cerca de 900 cirurgias.

A sessão especial foi presidida pelo deputado Antônio Pereira (DEM) e foi prestigiada por parlamentares, pelo vice-presidente da Fundação, Antônio Dino Tavares, e pessoas que, de certa forma, já viveram a realidade do Hospital Aldenora Bello. Presentes também os deputados Wellington do Curso (PSDB), Ciro Neto (PP), Marco Aurélio (PCdoB), Fábio Macedo (PDT), Zito Rolim (PDT), Ariston Sousa (Avante), Daniella Tema (DEM), Detinha (PR), Thaiza Hortegal (PP), Cleide Coutinho (PDT), Mical Damasceno (PTB) e Helena Duailibe (Solidariedade), além do voluntário Ricardo Milan e demais convidados.

“A Fundação Antonio Dino desenvolve um grande trabalho de combate ao câncer. É hora de reconhecer os relevantes serviços prestados ao povo do Maranhão e conhecer os desafios da Fundação. Esta sessão especial é importante para conhecermos detalhes do funcionamento da instituição, que presta um grande atendimento aos maranhenses e, também, pacientes de outros estados. Há muitos anos, a Fundação passa por sérias dificuldades financeiras, por isso, peço aos meus pares que destinem emendas para que o hospital atenda todos que precisam de tratamento de câncer. Destinar emendas para o hospital é valorizar a vida do povo maranhense”, disse o deputado Dr. Yglesio.

Antônio Pereira parabenizou o deputado Yglésio pela iniciativa de debater um assunto importante para os pacientes, que procuram tratamento no Aldenora Bello. “Sem dúvida alguma é uma sessão muito importante. É uma questão de saúde na parte da oncologia e nós temos a obrigação de buscarmos ajudar. Eu, como médico e membro da Comissão de Saúde desta Casa, vou fazer o levantamento dos problemas e buscar as soluções, pois o hospital presta um grande serviço na questão do diagnóstico e tratamento do câncer. Hoje, o Aldenora Bello é a principal unidade oncológica do Estado do Maranhão e merece uma atenção especial, não só da Assembleia, como de todos os poderes, principalmente, do Poder Executivo”, acentuou Antônio Pereira.

Tabela do SUS

Segundo o vice-presidente da Fundação, Antônio Dino Tavares, a defasagem da tabela do SUS é um dos principais problemas enfrentados pelos hospitais filantrópicos do país. “Uma consulta médica especializada, como a oncologista, o SUS paga R$ 11,00; uma sessão de fisioterapia, o SUS paga R$ 6,00. Então, a pergunta é: quem é que paga essa diferença para o valor real? É a fundação. Então, é bem aí que mora o perigo. A nossa situação não é diferente de nenhuma outra entidade filantrópica. O problema com o custeio é muito grave e espero que esse debate ajude a gente a sobreviver e continuar tratando os pacientes”, destacou, enfatizando a importância da sessão onde foi debatida a situação da Fundação, que há mais de 60 anos vem tratando os pacientes com câncer no Maranhão.

Durante o seu pronunciamento, Antônio Dino destacou a importância do apoio do Governo do Estado, deputados federais e estaduais para que o hospital funcione na sua plenitude. “A gente não vai conseguir manter se não tiver a ajuda do Governo do Estado. Por isso, peço que os deputados conversem com o governador Flávio Dino, para que possa destinar recursos para continuarmos atendendo à população do Maranhão. Todas às vezes que houve a parceria com o Governo do Estado e com os deputados, esse tratamento se transformou em qualidade. Daí a importância dessas emendas”, disse.

“Doar e ato de amor”

Emocionado, o jornalista Ricardo Milan contou que passou por momentos de dor quando a filha Carmem, de 5 anos de idade, faleceu de leucemia. Todo o tratamento foi feito no hospital. “O Hospital Aldenora Belo foi muito importante para mim e para a minha filha Carmem, que, aos três anos de idade, foi diagnosticada com câncer. O tratamento foi todo particular, mas nós vimos a dificuldade dos outros pacientes que são atendidos pelo SUS. A Fundação faz um trabalho belíssimo e com poucos recursos, por isso, nós pedimos e engajamos nessa campanha de ajuda e de solidariedade. Pedimos a todos que possam ajudar, que doem. Doar é um ato de amor. Façam isso, que vai ser muito bom para vocês e muito mais para eles – os pacientes que precisam de ajuda”.

Ao final da sessão, o deputado Fábio Macedo anunciou que destinará R$ 100 mil à Fundação por meio de emenda parlamentar. “Sei da importância que o Aldenora Bello tem na vida de muitos maranhenses e de pacientes de outros estados. Por isso, é fundamental que sejam destinadas emendas para que o hospital continue tendo um atendimento de qualidade. Vou apresentar uma emenda destinando R$ 100 mil para a Fundação”, garantiu.