Mobilidade urbana é tema de debate na Comissão de Obras da Assembleia Legislativa

icone-whatsapp
Agência Assembleia
08/05/2019 13h27 - Atualizado em 08/05/2019 14h11

Mobilidade urbana é tema de debate na Comissão de Obras da Assembleia Legislativa
Foto original

Sob a coordenação do deputado Felipe dos Pneus (PRTB), presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, foi realizada, na tarde de terça-feira (7), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, audiência pública proposta pelo deputado Duarte Júnior (PCdoB), que discutiu os problemas relativos à mobilidade urbana na região metropolitana de São Luís.

Os mais variados temas foram levantados na audiência, com destaque para a questão do transporte coletivo, malha viária e acidentes de trânsito. A cadeirante Maria de Jesus Rocha, que é recepcionista do Hospital UDI e residente na Cidade Olímpica, fez um relato de sua situação para conseguir chegar ao trabalho todas as manhãs.

“Encaro uma verdadeira via crucis. Saio de casa pontualmente às 4h45m da manhã, para poder chegar às 7h no trabalho. Os ônibus com plataformas adaptadas para cadeirantes no sistema de transporte da cidade são uma verdadeira lástima. Geralmente, as plataformas estão sem funcionar, outras vezes os motoristas estão sem as chaves, enquanto em outras situações os motoristas simplesmente nos ignoram nas paradas”, lamentou.

Comandante do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRV) da Polícia Militar do Maranhão, a coronel Edilene Soares destacou a audiência como importante, por debater problemas cruciais como a mobilidade urbana. Ela disse que os dados apresentam uma certa elevação no número de acidentes de trânsito com danos materiais na Ilha, e afirmou que o batalhão que comanda está sempre em operações, que visam orientar motoristas e reduzir o número de ocorrências. Também disse que está sendo elaborada uma operação, em conjunto com o Detran, contra o uso do álcool por parte dos condutores.

Acidentes e fiscalização

Outro militar participante da audiência foi o coronel Gonçalves Alves Soares, secretário municipal de Trânsito na cidade de São José de Ribamar. Ele afirmou que os números de acidentes são crescentes quando se reduzem a fiscalização, e reduzem quando as fiscalizações se intensificam. O coronel atribuiu o uso de álcool por parte dos condutores como um dos principais fatores pela violência no trânsito.

Aberta à participação popular, a audiência contou, ainda, com a presença de Isaías Castelo Branco, presidente do Sindicato dos Rodoviários, e de diversas lideranças de movimentos populares. No entendimento de José Nilton da Costa Filho, diretor de Trabalho e Mobilidade da Agência de Mobilidade Urbana e Serviço Público (MOB), a pauta da audiência foi excelente, por conta dos assuntos em questão. Ele elogiou a iniciativa do deputado Duarte Júnior, mas disse ter ficado decepcionado pela falta de participação de representantes dos demais municípios da região metropolitana, já que só estiveram presentes convidados de São Luis, Raposa e São José de Ribamar.

O deputado Felipe dos Pneus disse que estudou sobre a questão dos deficientes, afirmando que são catalogados, no Maranhão, 37,5 mil pessoas com deficiência, sendo que, deste total, 2 mil estão inclusos no projeto Travessia, instituído pelo governo Flávio Dino em 2014. Tal projeto consiste na disponibilidade de ambulância para transportes dos necessitados. Disse o parlamentar que, nesse período, já foram realizadas 68 mil viagens.

“Mesmo com a falta de representantes da maioria dos municípios, a Comissão de Obras está cumprindo o seu papel. E, aqui, convido aqueles que queiram participar de nossas reuniões. Elas acontecem às quartas-feiras, sempre às 8h30”, pontuou o parlamentar.

Para o deputado Duarte Júnior, a questão da mobilidade é um assunto sempre em evidência. “Nosso objetivo é fazermos com que tenhamos um trânsito mais seguro, que possibilite tranquilidade à população. Esse debate visa a garantia do consumidor. Nosso trânsito é problemático. São Luís não tem sequer uma passarela. Temos que nos modernizar e essa audiência trouxe à luz vários assuntos importantes. Vamos continuar focando nesse e em outros temas, que consideramos de vital importância para o cidadão”, assinalou.


Banner