Aula prática marca encerramento de curso de Libras na Escola do Legislativo

Ribamar Santana / Agência Assembleia
03/06/2019 18h43 - Atualizado em 04/06/2019 15h23

Aula prática marca encerramento de curso de Libras na Escola do Legislativo

Uma aula prática com gravação de vídeo de apresentação da Assembleia marcou o encerramento do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), nesta segunda-feira (3). A iniciativa foi da Assembleia, por intermédio da Escola do Legislativo do Maranhão (Elema). “Um vídeo no qual os próprios alunos apresentam a Assembleia à comunidade surda, usando Libras, é a atividade que marca o fim do nosso curso”, afirmou o professor César Rafael.

Segundo César Rafael, valeu a pena concluir mais um curso de Libras por intermédio da Escola do Legislativo da Assembleia. “Contribuir para diminuir as desigualdades sociais é um dos objetivos do curso de Libras. Valeu a pena formar mais um grupo de 30 pessoas que darão visibilidade, falando a sua linguagem, à comunidade de surdos. Os alunos mostraram-se muito interessados e, acredito, houve uma completa aprendizagem”, complementou.

Alunos agradecem oportunidade de aprendizagem

“Foi muito proveitoso e correspondeu plenamente às minhas expectativas. Saio daqui preparada para fazer uso dessa linguagem no meu dia a dia de acadêmica do 8º período do curso de Serviço Social, da Faculdade do Maranhão (Facam), e de estagiária do Setor de Serviço Social da Assembleia, bem como no exercício futuro de minha atividade profissional. Agradeço à Assembleia por ter me concedido essa oportunidade”, declarou Laudelina Leite Gomes, aluna do curso de Libras.

Para Dáphine Silva Araújo, professora do Maternal I da Creche Escola Sementinha, foi um aprimoramento necessário para sua atividade profissional. “Dominar a língua de sinais é de fundamental importância para se poder trabalhar com esse público específico. O curso correspondeu às minhas expectativas e saio me sentindo preparada para fazer uso dessa linguagem. Agradeço à Elema por essa oportunidade”, destacou.

O coordenador Administrativo da Escola do Legislativo do Maranhão, Miqueias Carvalho, disse que mais um curso de Libras é concluído alcançando seus objetivos, dentre eles, o de contribuir para a inclusão social da comunidade surda e de atender sempre à demanda da clientela. “Esse tem sido um dos cursos mais demandados pela nossa clientela. Ficamos satisfeitos em atender às pessoas que mostraram interesse em fazer o curso e, mais satisfeitos ainda, em saber que os alunos se disseram satisfeitos com o curso”, salientou.