Secretário fala sobre o Seminário Estadual de Educação Ambiental no programa “Portal da Assembleia”

icone-whatsapp
Ribamar Santana / Agência Assembleia
06/06/2019 17h49 - Atualizado em 06/06/2019 17h54

Secretário fala sobre o Seminário Estadual de Educação Ambiental no programa “Portal da Assembleia”
Foto original

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Rafael Carvalho Ribeiro, concedeu entrevista, na tarde de quarta-feira (5), ao programa “Portal da Assembleia”, no quadro “Sala de Entrevista”, da TV Assembleia. Ele falou sobre o Seminário Estadual de Educação Ambiental, em andamento até esta sexta-feira (7), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), no Calhau, e outras ações desenvolvidas por sua pasta.

Segundo o secretário, o objetivo do seminário é fortalecer as políticas de educação ambiental desenvolvidas no âmbito do Governo do Estado, integrar as pessoas e trazer a população para dentro do debate e, assim, contribuir no sentido de que se cumpra o dever constitucional de preservar o meio ambiente.

“Precisamos garantir a interdisciplinaridade na execução das políticas públicas de meio ambiente. O meio ambiente é um tema transversal e precisa ser tratado não somente no âmbito da SEMA, mas de todas as instituições e demais órgãos. Para tanto, é preciso que se alinhe as diretrizes de atuação entre as entidades afins e outros órgãos, para que se possa desenvolver ações conjuntas”, esclareceu Rafael Ribeiro.

Rafael Ribeiro revelou que a Superintendente de Educação Ambiental da SEMA, Laís de Morais Rego Silva, apresenta, durante o seminário, o projeto TEIA, que está sendo desenvolvido no município de Itapecuru-Mirim. “Esse é um plano piloto que norteia o nosso Plano Estadual de Resíduos Sólidos, em especial no que se refere à questão do transbordo. É uma experiência interessante que vem sendo desenvolvida em pequenas comunidades do município de Itapecuru. O grande objetivo é o lixo zero ou a produção mínima de resíduos”, destacou.

Elaboração das políticas de meio ambiente

“A SEMA vive o momento de traçar o panorama das políticas públicas de meio ambiente, principalmente o Plano Estadual de Resíduos Sólidos e o Plano Estadual de Recursos Hídricos. Trabalhamos com quatro grandes eixos que convergem para os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), que são a diminuição da produção de resíduos sólidos, o tratamento e a preservação da água, a questão das mudanças climáticas e a política de conscientização, ou seja, a educação ambiental não formal. Esses são os norteadores de nossa política”, informou o secretário.

A implantação do Comitês das Bacias Hidrográficas

O secretário considerou de fundamental importância o trabalho que vem sendo realizado pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, presidida pelo deputado Rafael Leitoa (PDT), que realizou audiência pública recentemente em Caxias sobre a implantação do Comitê da Bacia do Rio Itapecuru. “É louvável o trabalho realizado pela Assembleia porque valoriza e fortalece o trabalho de elaboração do Plano de Ação da Bacia do Rio Itapecuru, a ser brevemente homologado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CONERH)”, salientou.

Obras do Parque do Rangedor

Rafael Ribeiro disse que as obras do Parque do Rangedor estão bastante adiantadas e que, em setembro próximo, o Governo do Estado presenteará a cidade de São Luís, no seu aniversário, com a inauguração do Parque do Rangedor. “O Parque terá um anel com a extensão de 8 km para atividades esportivas (caminhada, cooper, ciclovia). Teremos o que se chama de ‘área santuário’. Acho que a cidade precisa disso e o Rangedor será isso. Uma área de contemplação da natureza”, enfatizou.

 

 

 

 

 

 


Banner