Gabinete Militar ministra Curso de Brigadista para barraqueiros que trabalharão no 'Arraiá do Povo'

Ribamar Santana / Agência Assembleia
07/06/2019 16h48 - Atualizado em 07/06/2019 21h53

O Gabinete Militar da Assembleia promoveu, na manhã desta sexta-feira (6), na área do estacionamento do Complexo de Comunicação, Curso de Brigadista para barraqueiros que trabalharão nas barracas do 'Arraiá do Povo', uma iniciativa da Assembleia Legislativa, por meio do grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema).

“Esse curso é uma demonstração da preocupação da Assembleia com a segurança no 'Arraiá do Povo', em todos os aspectos. Portanto, a exemplo do que fizemos ano passado, estamos treinando o pessoal que estará nas barracas a atuar em caso de incêndio. Na área do arraial, onde temos barracas de madeira e palha, haverá churrasqueiras e fogões. Logo, todos terão de estar preparados para uma ação imediata e saber manusear o extintor de incêndio”, esclareceu o chefe adjunto do Gabinete Militar, coronel Marcelo dos Santos Jinkings.

Coronel Jinkings acrescentou que, durante todo o período de funcionamento do 'Arraiá do Povo', haverá bombeiros militares no esquema de segurança e cada barraca contará com dois extintores. “A segurança é uma das marcas do 'Arraia do Povo' e este ano, mais uma vez, vamos primar pela segurança de todos”, complementou.

O 'Arraia do Povo' contará com quatro barracas para a comercialização de comida típica e bebidas geladas nas três noites de festança. São barracas de responsabilidade do Gedema, da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, do Sindicato dos Servidores da Assembleia (SINDSALEM) e da Associação dos Ex-Deputados do Maranhão (AEDEM).

A subtenente Rosimeire Azevedo, o subtenente Jaudenir Castro Câmara e a soldada Sara Guedes, dos Bombeiros Militares, integrantes do Gabinete Militar da Assembleia, ministraram o treinamento para um grupo de 17 pessoas. “Estamos treinando o grupo para combater as três classes de incêndio: A (materiais sólidos), B (líquidos inflamáveis) e C (equipamentos elétricos), bem como a fazer a base, que é manter três metros de distância do sinistro. São medidas de segurança básicas, mas fundamentais para a garantia da segurança. Aqui mostramos a prática mesmo, com todos os participantes manuseando o extintor”, explicou Rosimeire Azevedo.

Importância do treinamento

Para Karla Silvério Lopes da Costa, da barraca Santo Antônio de Pádua, o treinamento é de fundamental importância. “Temos de estar prevenidos para, Deus nos livre, caso aconteça algum incidente. Assim, estamos preparados para atuar. Parabenizo a Assembleia pela iniciativa de nos proporcionar esse treinamento que vai nos servir para a vida toda”, destacou.

Maria das Dores da Silva, também da barraca Santo Antônio de Pádua, ressaltou a importância do Curso de Brigadista. “É muito importante, porque não sabemos o que vai acontecer. Às vezes, a negligência é que causa pequenos acidentes, que podem se tornar grandes. É um conhecimento básico, mas que ajuda muito. Vamos trabalhar com fogo e, realmente, temos que ter essa noção”.

Teonília Oliveira, da Barraca do SINDSALEM, disse que o Curso de Brigadista é muito útil e importante para manter a segurança de todos que participarão da festança no 'Arraia do Povo'. “A segurança é um item de muita importância, principalmente em eventos que reúnem muita gente. E nós, que estaremos nas barracas, precisamos estar preparados para qualquer eventualidade. É uma medida prudente e necessária”.

Relação de participantes por barraca:

Barraca Santo Antonio de Pádua – Maria Lucinda Valporto de Carvalho, Maria do Rosário de Fátima Corrêa Lira, Bráulio Fernandes de Sá Magalhães, Karla Silvéria Lopes da Costa, Adelson Neves Júnior, Kátia Conceição Macedo Neves, Weberth de Lima Costa, Maria das Dores da Silva, Helizon Martins de Sena, Enocke Pereira Neves, Clodomir Araújo Caldas e Delcy Ferreira Nascimento

Barraca da AEDEM – Kátia Maria Nascimento Martins

Barraca do SINDSALEM – Teonília Oliveira e Nataniel Serejo

Barraca do GEDEMA – Suelson Kzam e Lucas Porto Souza.