"O Maranhão é rico em diversidade cultural e belezas naturais", afirma secretário de Turismo em entrevista à TV Assembleia

Ribamar Santana / Agência Assembleia
10/06/2019 19h52 - Atualizado em 11/06/2019 09h07

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, concedeu entrevista, na manhã desta segunda-feira (10), ao programa Portal da Assembleia, no quadro “Sala de Entrevista”, da TV Assembleia. Ele falou sobre o trabalho desenvolvido por sua pasta, destacando a programação junina no Maranhão.

O secretário parabenizou a equipe da secretaria de Estado da Cultura pela decoração da cidade para os festejos juninos que, segundo ele, são um atrativo cultural muito significativo. “A campanha do São João de 2019 do Governo do Estado está, realmente, muito bonita e caprichada. Com certeza, vai atrair muitos turistas. É o que prevê o trade turístico”, ressaltou.

Catulé Júnior disse que, apesar de o Brasil está passando por uma crise econômica aguda, a expectativa é de que o fluxo de turistas para o Maranhão, principalmente no São João, aumente consideravelmente em relação ao ano passado. “Inclusive, as empresas aéreas têm aumentado o número de voos para a nossa Capital. A companhia Azul, por exemplo, aumentou o número de voos para essa alta temporada junina”, complementou.

Atividade turística como fonte de geração de emprego e renda

“A atividade turística tem um caráter econômico, mas é também revestida de alto potencial social. Costumo dizer que a atividade turística é a política social mais rápida, dada sua capacidade de geração de emprego e renda. Temos trabalhado com afinco para desenvolver todo esse potencial que o nosso estado tem. Não adianta termos uma eficiente política de promoção se não facilitamos os meios necessários para que esses visitantes cheguem até o nosso estado”, enfatizou.

De acordo com o secretário, o Maranhão é rico em diversidade cultural e em belezas naturais e, para tanto, precisa oferecer uma infraestrutura mínima para que o visitante venha desfrutar de nossos atrativos. “As empresas aéreas ficam prospectando nosso fluxo turístico. Estamos sensibilizando essas empresas de que o Maranhão está em evidência e muito bem posicionado”, salientou.

“As políticas públicas devem ser desenvolvidas de forma integrada para dinamizar ainda mais o turismo no Maranhão. Nesse sentido, a segurança pública é um dos componentes fundamentais. Portanto, o interesse pelo destino turístico do Maranhão perpass vários vetores. Melhoramos muito nossa segurança e, por isso, recebemos mais visitantes. Temos alguns gargalos históricos na questão do turismo. Dentre eles, podemos citar a balneabilidade de nossas praias e a deficiência de nossa malha aérea”, pontuou.

Segundo Catulé Júnior, apesar do problema de balneabilidade de nossas praias, as pesquisas feitas pelo Observatório do Turismo, que mede o grau de satisfação de nossos visitantes, identificam nossas praias ainda como muito prestigiadas pelos turistas. “Por determinação do governador Flávio Dino (PCdoB), constituímos um grupo de trabalho integrado para discutirmos a questão da balneabilidade de nossas praias, que é um problema de alta complexidade, pois envolve inúmeros vetores. É preciso uma comunhão de esforços para que consigamos reverter essa situação”, destacou.

O melhor São João do Brasil é o do Maranhão

O secretário afirmou que o São João do Maranhão é o melhor São João do Brasil porque a população como um todo abraça a festa. É um momento de confraternização e de orgulho de todos nós maranhenses. “Acho que esse sentimento de confraternização e integração de nossa gente é o maior valor agregado de nossos festejos juninos. E o Governo do Estado, a cada ano, tem melhorado e aperfeiçoado ainda mais nosso São João. Ano após ano, temos feito uma festança melhor e mais bonita”, concluiu.