Alunos da Educação Infantil da Creche-Escola Sementinha participam de festa junina

Agência Assembleia
27/06/2019 13h07

Uma festança completa, com direito a rainha caipira, dança da peneira, dança do fogaréu, quadrilha e, claro, bumba meu boi. Assim foi a festa junina dos alunos da Educação Infantil da Creche-Escola Sementinha, mantida pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), nesta quinta-feira (27). A festança marcou o início das férias escolares das crianças, que se despediram do primeiro semestre de 2019 da melhor forma: com muita festa e alegria.

Este ano, as crianças colocaram em prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula sobre a cultura nordestina, com o objetivo de valorizar, ainda mais, o período junino. “Eles ensaiaram todo o segundo bimestre para esse momento e eles escolheram esse tema. A festa não tem ênfase na parte religiosa, mas na parte cultural, com ênfase na cultura maranhense”, afirmou Bruna Borba, coordenadora pedagógica da Sementinha.

Para os pais, que acompanharam atentamente cada apresentação, o momento é sempre de alegria e emoção. “É muito gratificante a participação deles na cultura maranhense e enaltecida na Creche Sementinha, que sempre tem a preocupação em buscar o aprendizado da nossa cultura. E as mães e os pais ficam babando nesse momento, que é muito importante”, declarou a jornalista Ellen Soares.

“É muito emocionante. A gente fica encantado com eles. Ensaiaram o mês todo na escola e, também, em casa. É também uma forma de incentivar eles a participarem e conhecer a cultura do nosso estado”, completou a microempresária Malu Oliveira.

A dedicação de toda a equipe pedagógica proporcionou momentos especiais para todos. Mas, para a cabeleireira Tatiana Guimarães, mãe do pequeno Lucas, da Pré-Escola II e diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista, a festa junina foi mais do que especial. Ele se envolveu tanto nos ensinamentos que o resultado foi uma bela apresentação que emocionou a todos. “Fiquei muito emocionada, porque foi um momento de superação, que significou muito para mim. Fiquei sem palavras”, declarou.