Assembleia Legislativa do Maranhão debate elaboração de seu Planejamento Estratégico

icone-whatsapp
Nice Moraes / Agência Assembleia
03/07/2019 15h23 - Atualizado em 03/07/2019 16h33

Assembleia Legislativa do Maranhão debate elaboração de seu Planejamento Estratégico
Foto original

A Assessoria de Planejamento e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na manhã desta quarta-feira (3), na Sala das Comissões, a segunda reunião para elaboração do planejamento estratégico da Casa,cujo objetivo é detectar os pontos fortes e fracos visando a uma instituição mais eficiente.

A reunião, com a participação da assessora chefe de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Rafaela Lago, da diretora adjunta de Comunicação da Assembleia, Silvia Tereza, e também de coordenadores e servidores, foi conduzida pelo consultor Anderson Myranda que, inicialmente, falou sobre a importância do planejamento estratégico e orientou os grupos de trabalho a apontarem os pontos fortes e fracos do Legislativo estadual.

De acordo com Rafaela Lago, será um processo minucioso, colaborativo e que envolverá todos os setores. “Essa é mais uma etapa de construção do planejamento estratégico  da Assembleia, cujo objetivo é fazer mais com menos recursos. Ele é um norte, uma bússola para o futuro. Nós daremos continuidade a essas reuniões, de preferência mensalmente, porque a construção do planejamento ocorrerá de forma participativa e todos os servidores contribuirão para tal. Criamos os grupos de trabalho para a elaboração do primeiro planejamento estratégico, onde cada um, composto por servidores das diversas diretorias, fará o levantamento de informações que subsidiarão o nosso planejamento”, detalhou.

Ela lembrou ainda que, de cada grupo de trabalho, será gerado um diagnóstico da Casa, para que o Comitê Gestor posa analisar e colocar em prática as ações. “O presidente Othelino Neto tem uma visão não só da gestão dele, mas, também, do futuro gestor. Quando chegar o novo presidente, ele terá um norte e saberá guiar-se para a sua administração não parar e não fazer o mau uso dos recursos, não só financeiros, mas humanos e em relação aos demais setores da Casa”.  

Sílvia Tereza afirmou que a Assembleia Legislativa do Maranhão avança ainda mais com o trabalho integrado para a construção de seu planejamento. “Isso é algo novo e a gestão do presidente Othelino Neto mostra que é vanguardista, trazendo mais inovações. Com essa iniciativa, a Casa e os deputados só têm a ganhar, e nós estamos aqui para somar nesse projeto de planejamento estratégico”, disse Sílvia Tereza.

Método participativo

Anderson Myranda, que é professor da Universidade Federal do Maranhão, destacou a importância do planejamento estratégico da Assembleia Legislativa, dando destaque ao método participativo que abrange forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Ele informou que, por meio desses instrumentos, é possível diagnosticar o ambiente interno, detectando os pontos fortes e os fracos, com o objetivo de tornar a instituição mais eficiente.   

“Estamos trabalhando de maneira lúdica. A ideia é justamente  fazer com que os servidores se integrem, aproveitando até o momento onde os próprios setores conversam, e nós aproveitamos  informações e ideias  para compor  uma metodologia  baseada em um processo de criação da matriz das forças e ameaças para fortalecer a instituição”, disse ele,  enfatizando que o planejamento estratégico norteia a instituição.

O consultor continuou: "O planejamento dá o senso de direção a longo prazo, mas, ao mesmo tempo, a flexibilidade do dia-a-dia. Então, compomos projetos e ações que estruturam esses objetivos a longo prazo. Dessa forma, garantimos o equilíbrio de ações presentes, com uma meta para o futuro. A Assembleia Legislativa é uma instituição. Logo, precisa utilizar instrumentos de gestão para ser mais eficiente e efetiva e contemplar, inclusive,  os anseios da população”.

Márcio Mendes, da Diretoria de Informática, enfatizou que é uma iniciativa excelente. Ele entende que, por meio do planejamento estratégico, seja construída uma visão e uma missão para o futuro da Assembleia Legislativa. “Os servidores estão juntos construindo o futuro da Assembleia Legislativa do Maranhão. A ideia não é focar nem nos pontos fortes, nem nos fracos, mas, acima de tudo, continuar a construção de toda a Casa, resolvendo os problemas que nós temos e fortalecendo os pontos fortes”, pontuou Márcio Mendes.

Alexsandro Monteiro, assessor da Presidência, elogiou o presidente Othelino Neto, “que em parceria com Rafaela Lago tomou essa iniciativa de criar esse momento histórico para a Assembleia. É um momento em que todos os servidores serão ouvidos e, baseando-se nas informações que vamos trazer para o Comitê Gestor, serão tomadas as medidas de acordo com o planejamento a ser feito para os próximos anos”.


Banner