Assembleia Legislativa sedia Seminário de Segurança Pública Municipal

Nice Moraes/Agência Assembleia
04/07/2019 15h31

Assembleia Legislativa sedia Seminário de Segurança Pública Municipal

Como parte das comemorações em homenagem aos 30 anos da Guarda Municipal, a Prefeitura de São Luís, em parceria com a Assembleia Legislativa do Maranhão, realiza, nesta quinta-feira, no Auditório Fernando Falcão,  o V Seminário de Segurança Pública, cujo objetivo é fomentar o discurso para conhecimento e integração em torno da segurança pública na capital.

O evento conta com a presença dos deputados Wellington do Curso (PSDB) e Duarte Júnior (PC do B); do secretário municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), Heryco Oliveira Coqueiro; do comandante da Guarda Municipal de São Luís, Antônio Fonseca Teixeira Filho; do secretário de Estado de Segurança Pública,  Jefferson Portela; da diretora de Ensino da Polícia Militar do Maranhão, coronel Edilene Soares da Silva; do diretor do Centro Integrado de Polícia e Segurança (CIOSP), coronel Jorge Luongo, e demais integrantes da Guarda Municipal e da PMMA.

Como parte da programação, foi apresentado o painel “Integração com outras forças de segurança e desafios do policiamento”, com o secretário de Segurança do Maranhão, Jefferson Portela, e o secretário da SEMUSC, Heryco Oliveira Coqueiro.  O segundo painel destacou a importância do trabalho conjunto entre defesa civil e guardas-vidas nas áreas de risco, com a participação da superintendente da Defesa Civil de São Luís, Elitanea Marcia Barros; do coordenador do Corpo de Salva-Vidas da GMSL, subinspetor Menezes, e do comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Celio Dias.

Também será ministrada a palestra “A importância da Guarda Municipal para a Segurança Pública no cenário atual”, proferida pelo tenente-coronel da PM, Joselito Mendes Costa, e os promotores de Justiça, Cláudio Cabral e Adriano Trinta. A palestra de encerramento do seminário traz como tema “A evolução histórica da Guarda Municipal”, com o secretário Heryco Coqueiro.

“Fiz questão de prestigiar este evento, pois sei da importância do trabalho desempenhado pelos agentes da Guarda Municipal de São Luís. Eles prestam um relevante serviço à nossa população e têm nosso total apoio”, afirmou Wellington do Curso.

Política de segurança pública

Duarte Júnior enfatizou que a Guarda Municipal tem um valor fundamental para a efetiva política de segurança pública.” A organização e a articulação entre a guarda municipal, a segurança pública estadual e também as polícias rodoviária e federal é que fazem com que o sistema de segurança  funcione e garanta o direito do cidadão a sua proteção, não apenas material, mas também pessoal.  É por isso que eventos como esse têm o nosso total apoio, não só apenas com a nossa presença, mas também dialogando com esses agentes e apresentando projetos para que eles possam melhor desenvolver o trabalho”, acentuou Duarte Júnior.

O secretário Héryco Coqueiro destacou a homenagem pelos 30 anos de existência da Guarda Municipal e também falou da prevenção e segurança pública prestada pelos agentes. “No 30o aniversário da Guarda Municipal, nos coube fazer eventos em homenagem a esses trabalhadores que desempenham uma função essencial de prevenção e segurança pública”, disse Héryco Coqueiro.

“Trabalhamos em parceria com a Polícia Militar e a nossa intenção é continuar colaborando cada vez mais com a segurança pública da capital”, afirmou o comandante da Guarda Municipal de São Luís, Antônio Fonseca Teixeira.

Parceria

Jefferson Portela falou de sua satisfação em participar do evento e elogiou a parceria e atuação da Guarda Municipal. "É muito gratificante comparecer em um momento festivo do aniversário da Guarda Municipal, que é um dos órgãos que compõem o sistema de segurança pública. Nós temos a clareza disso e apoiamos, inclusive, a elevação das guardas para a condição de polícias municipais na esfera constitucional.  Essa parceria com os demais órgãos da segurança pública é uma realidade que tem de ser vista do ponto de vista legal, com a elaboração de leis para elevar o patamar das guardas no ordenamento jurídico brasileiro”, afirmou o secretário Jefferson Portela.

Ele destacou que já entregou a um deputado federal do Maranhão uma proposta de emenda constitucional, dispondo sobre a inclusão de inciso na Constituição elevando a guarda municipal a polícia municipal. “Eu entendo que as guardas já passaram da fase de parceiras do sistema de segurança. Elas já são também segurança pública. Então, é nessa condição que eu quero cumprimentar os nossos colegas e declarar, em nome do Governo do Estado do Maranhão e do sistema de segurança, a nossa plena harmonia e vontade de trabalhar em conjunto com a Guarda Municipal”, sentenciou Jefferson Portela.

Para o coronel Jorge Luongo, é de fundamental importância a integração entre a Guarda Municipal e a Secretaria de Segurança Pública. “Nós já estamos fazendo isso há bastante tempo, trabalhando em prol da sociedade maranhense, e temos alcançado grandes resultados. É uma tendência que não tem mais volta. Hoje, a sedimentação da segurança pública municipal com o Estado e a União é uma realidade e todos ganham com isso”, assegurou o coronel Jorge Luongo.

“Está aqui nesse momento é uma satisfação e fiz questão de vir prestigiar, porque a Guarda Municipal sempre tem prestigiado todos os eventos da Polícia Militar. É uma pareceria que tem trazido excelentes resultado para a população de São Luís”, disse a coronel Edilene Soares da Silva.