Helena Duailibe destaca a Semana Nacional da Família promovida pela Igreja Católica

Ribamar Santana/Agência Assembleia
12/08/2019 19h11 - Atualizado em 13/08/2019 11h27

A deputa Helena Duailibe (SDO) destacou da tribuna da Assembleia, na sessão desta segunda-feira (12), a Semana Nacional da Família, promovida pela Igreja Católica por intermédio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar e Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento foi iniciado no sábado (9), com abertura no bairro do Anjo da Guarda, e se estende até o dia 17/08, tendo como temática “A família, como vai?”.

Segundo a deputada, a proposta da Semana Nacional das Famílias é indicar a necessidade de a família vivenciar uma profunda experiência de Jesus e da sua Palavra para conseguir vencer os desafios e dificuldades que encontra em seu caminho, e assim compreender seu papel evangelizador na Igreja e na sociedade.

Helena Duailibe ressaltou a reflexão feita pelo assessor nacional da Comissão Vida e Família, padre Jorge Alves Filho: “A pergunta: A família, como vai? Continua a ser também para a igreja um desafio não só por causa da complexidade que responder a ela envolve, mas, principalmente porque também o mundo parece esperar resposta para ajudá-lo a não ferir mais a própria família que não deixou de ser a célula da sociedade”.

A deputada destacou que a Comissão Nacional da Pastoral Familiar convida a refletir sobre a iniciação à vida cristã que deve começar no seio da família, pois é nela que devemos primeiro conhecer e aprender a amar a Deus.

Apoio do Papa Francisco

A deputada salientou que o papa Francisco, em diversas ocasiões, tem manifestado seu apoio à oração pelas famílias, pedindo que se reze pelas famílias para que, graças a uma vida de amor, se tornem cada vez mais laboratórios de humanização, pedindo também que cuidemos das famílias porque são verdadeiras escolas do amanhã, sendo espaços de liberdade e centros de humanidade.

“Então, durante toda essa semana, nós, da Igreja Católica, em toda igreja, em todo o estado, estamos mobilizados para desenvolver palestras, para fazer reflexões, para fazer encontros, para que nós saibamos a importância de termos a família que o Papa nos recomenda, a família cristã, seguindo os exemplos da família de Jesus, Maria e José”, concluiu a deputada.