Escola do Legislativo inicia curso de Planejamento de Contratação e Estruturação do Termo de Referência

icone-whatsapp
Waldemar Ter / Agência Assembleia
03/09/2019 11h50 - Atualizado em 03/09/2019 12h31

Escola do Legislativo inicia curso de Planejamento de Contratação e Estruturação do Termo de Referência
Foto original

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), por meio da Escola do Legislativo (Elema), iniciou, nesta terça-feira (3), o curso de Planejamento de Contratação e Estruturação do Termo de Referência, no Auditório Neiva Moreira, do Complexo de Comunicação. A capacitação se estende até sexta-feira (6) e está sendo ministrada pelo especialista em compras governamentais, Maurício Lima.

A diretora de Desenvolvimento Social da Alema, Silvana Leal, fez a abertura do evento e explicou que a série de cursos serve para qualificar o serviço público. “Estamos seguindo um plano de capacitação pedido por vários setores da Casa e vai ser muito proveitoso para todos. Será muita capacitação e treinamento”, disse.

Em seguida, passou a palavra para o diretor de Administração, Antino Noleto, que também fez uma saudação aos servidores da Casa, que participam do curso durante todas as manhãs até sexta-feira.

“Em nome do presidente Othelino e do diretor-geral, Valney Pereira, quero saudar a todos. Essa capacitação vai além de um curso. São vários cursos num programa permanente de capacitação. A gestão vem evoluindo e passa pela valorização dos recursos humanos para tornar a máquina pública mais efetiva. Esse primeiro módulo é sobre planejamento e, depois, virão sobre legislação, fiscalização e controle. A Alema está se atualização”, afirmou.

Ao dar início ao curso, o especialista em compras governamentais, Maurício Lima, saudou a Assembleia por investir na capacitação dos servidores e por buscar mecanismos para melhor aproveitamento dos recursos públicos. “É um prazer ministrar esse curso na Alema, trazendo ferramentas da área de gestão privada para dentro do serviço público. Não é fácil lidar com o dinheiro público, mas, se houver o planejamento correto, a execução será correta”, garantiu.

De acordo com o especialista, trazer as ferramentas de administração privada para dentro do serviço público pode reduzir os custos, se for atualizar os tipos de governança e gestão. No primeiro dia do curso, ele abordou temas como vantagens da governança nas aquisições, profissionalização da administração, transparência, credibilidade e respeito administrativo, redução da riscos, otimização da estrutura e de recursos disponibilizados. 

O presidente da Comissão de Licitação da Alema, André Maia, também participou do evento e disse que a capitação servirá para a unificação das ações dos diversos setores da Casa. “O planejamento vai ajudar muito no processo de compra para não comprar errado. É facilitando a execução de um plano para todos, que se ganha em economia, com a padronização para otimizar o setor de compras”, assinalou.


Banner