Vinicius Louro cobra ações de empresa sobre danos ao Rio Mearim

icone-whatsapp
Assecom / Dep. Vinícius Louro
12/09/2019 15h49

Vinicius Louro cobra ações de empresa sobre danos ao Rio Mearim
Foto original

O deputado estadual Vinicius Louro (PL), em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (11), voltou a cobrar ações da empresa ENEVA sobre a exploração do gás natural da região, que tem causado sérios danos ambientais para o Rio Mearim. De acordo com o deputado, era esperado que a empresa garantisse compensações diante dos problemas apresentados. 

“O que vemos é uma exploração gigantesca dessas riquezas naturais, do gás natural e da água do Rio Mearim, que sai das turbinas com uma temperatura elevada, mais quente e em menos quantidade, pois ela evapora, e ainda assim, não há nenhum tipo de compensação ou investimento dessa indústria para o Rio Mearim”, criticou. 

O parlamentar informou ainda que a empresa está produzindo mais uma tubulação para aumentar a captação da água do Rio Mearim, sem aviso prévio ou audiências junto à população. “Não há nenhum tipo de compromisso com o povo, com o Maranhão. Uma falta de respeito”, disse.

O deputado Vinicius Louro, ainda durante seu pronunciamento, propôs que cada parlamentar assine a CPI do Gás Natural, com o objetivo de investigar e cobrar explicações da empresa quanto à exploração do gás natural na região do Médio Mearim. 

“Precisamos saber por que não há investimentos no rio, por que a ENEVA não faz a política de conscientização junto aos alunos e a população, por que não investe nos órgãos fiscalizadores do município para que possam comprar uma lancha e capacite profissionais para fiscalizar a retirada de terra do Rio Mearim. Precisamos saber por que os recursos dos royalties não está chegando à população”, questionou Vinicius Louro.


Banner