Alunos da Creche Sementinha e do Sol Nascente participam da campanha 'Alema em Movimento"

icone-whatsapp
Agência Assembleia / Waldemar Ter
25/09/2019 15h26 - Atualizado em 25/09/2019 16h51

Alunos da Creche Sementinha e do Sol Nascente participam da campanha
Foto original

Alunos da Creche-Escola Sementinha e do Programa Sol Nascente, mantidos pelo Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), acompanharam, nesta quarta-feira (25), as palestras da campanha “Alema em Movimento no Combate à Depressão e ao Suicídio”, promovida pela Assembleia Legislativa do Maranhão, dentro das ações alusivas ao Setembro Amarelo de enfrentamento à doença. O evento, que acontece até sexta-feira (27),  foi aberto na terça-feira (24), pelo presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), quando destacou a importância da campanha, frisando a iniciativa da Assembleia Legislativa nos cuidados com seus servidores.

Os estudantes Arthur Jorge (1º Ano B), Maria Eduarda Castro (3º Ano) e Juliana Gomes Ribeiro (4º Ano) representaram os alunos da Creche-Escola Sementinha. No ato, eles portavam cartazes com a frase “Me Dá um abraço”, distribuindo abraços a quem chegava. “É muito importante a gente conhecer desde cedo os efeitos nocivos desta doença”, disse a estudante Juliana Gomes. Os alunos estavam acompanhados pela diretora geral, Iza Lima; do coordenador administrativo Salatiel Sodré; e da supervisora pedagógica, Diná Carvalho, que destacaram a importância das palestras.

Participaram também da ação os alunos do Programa Sol Nascente, também mantido Gedema. Eles estavam acompanhados da coordenadora do Programa, Cinthia Brito, e da diretora de Desenvolvimento Social da Alema, Silvana Leal, que disseram que as crianças e adolescentes vieram se inteirar de temas relacionados à depressão, muito comum nestas faixas etárias. Os meninos e meninas atendidos são moradoras do bairro Maiobão e áreas adjacentes, beneficiados com a prática de esportes, aulas de violino, canto coral, sopro e de dança.

PALESTRAS

As duas primeiras palestras foram feitas pelo psicólogo Carlos Fernando Machado e a psiquiatra Patrícia Rose sobre a incidência de depressão na infância e na juventude.  “O suicídio não está poupando nenhuma faixa etária ou classe  social, mas o diálogo ainda é o melhor remédio para se evitar o suicídio”, afirmou o psicólogo.

Ele informou ainda que o transtorno de ansiedade e a depressão são as principais causas de suicídio, a doença que mais mata no mundo, sendo no Brasil 1.433 por ano. Segundo ele, o  município de Pedreiras, no Maranhão, apresenta o maior índice de suicídio do estado, sendo 15 casos.  Os alunos fizeram, de forma anônima, perguntas sobre a doença, que foram respondidas pelos palestrantes.

A psiquiatra Patrícia Rose proferiu também palestra mostrando como enfrentar a depressão na infância e na juventude.“O diálogo ainda é o melhor remédio para se evitar o suicídio. Falar é a melhor solução”, enfatizou.

Ações

O diretor de Saúde e Medicina Ocupacional da Alema, Dionílio Costa Júnior, agradeceu aos médicos e a presença dos alunos. Ele garantiu que são ações e trabalhos que ajudam a curar e a evitar suicídios. “As palestras ajudam a retirar a dor dos portadores de depressão. Que os jovens levem adiante o que escutaram de bom aqui. Estamos tendo grande proveito com a realização do Alema em Movimento”, garantiu. 

A psicóloga Flávia Uchôa fez um convite aos servidores para participarem das atividades que serão realizadas no “Alema em Movimento”, chamando atenção para os riscos decorrentes da depressão. As estatísticas mostram que cerca de um milhão de pessoas morrem por suicídio atualmente, no mundo. No Brasil, entre 2011 e 2016 morreram por suicídio 62.804 pessoas, das quais 79% eram homens e 21% eram mulheres.

Na campanha, que conta também com o apoio da Escola do Legislativo e do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), estão sendo realizados atendimentos nas especialidades de cardiologia, geriatria, atendimento clínico, nutrição e psiquiatria, com apoio do Hospital São Luís, concomitantemente aos atendimentos de rotina da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional.

 


Banner