"Era de Cristal" é tema de palestra da campanha Alema em Movimento no Combate à Depressão

Agência Assembleia
26/09/2019 12h24 - Atualizado em 26/09/2019 13h01

A ‘Era de Cristal’, termo que retrata o momento em que a sociedade se encontra atualmente, referindo-se às pessoas que não sabem lidar com as frustrações e a negação, foi uma das abordagens proferidas pela psicóloga Ana Gabrielle Guterres Romanhol, diretora geral do Hospital Nina Rodrigues, em sua palestra “A sociedade contemporânea em busca da felicidade”, realizada nesta quinta-feira (26), no Plenarinho, como parte das atividades da campanha “Alema em Movimento no Combate à Depressão e ao Suicídio”, promovida pela Assembleia Legislativa. A campanha encerra nesta sexta-feira (27), com uma caminhada partindo da Assembleia até o Parque do Rangedor.

“As pessoas que não sabem lidar com as frustrações e a negação são resultado da terceirização da família, quando os pais e responsáveis delegam suas funções a outros. Outra característica desta era é a busca desenfreada pelo sucesso e a satisfação instantânea”, frisou a psicóloga Ana Gabrielle.

A palestrante discorreu ainda sobre o papel da família e da escola na educação da criança, discorreu sobre o processo de formação do ser humano e, logo em seguida, passou a analisar o impacto das tecnologias e redes sociais nas questões emocionais.

Ana Gabrielle enfatizou também, em sua explanação, o papel da união das políticas públicas no combate à depressão e na prevenção ao suicídio. “O grande desafio é alcançar várias políticas públicas de diversas frentes, principalmente os jovens e adolescentes, fazendo o chamamento para que ocorra diálogo nas escolas, universidades e, principalmente, em nossas próprias casas, no seio da família. Desta forma, pode-se obter uma rede de cuidado como forma de identificar e acolher as pessoas com depressão”, ressaltou.

Cozinha Terapia

A psicóloga Ana Gabrielle discorreu, também, sobre o Projeto Cozinha Terapia, no qual são ministradas aulas de produção de brigadeiros com base de macaxeira e casca da banana. Participam deste projeto pessoas assistidas no Hospital Nina Rodrigues, Caps III Dr. Bacelar Viana, Residências Terapêuticas e Unidade de Acolhimento Estadual.

A oficina de Arte Culinária, que funciona no Hospital Nina Rodrigues (HNR), tem como instrutora Maria Lourdes Mota Serra, a ‘Vovó Lourdes’. A embalagem do brigadeiro também é produzida pelos pacientes durante oficinas de artesanato. Entre os materiais utilizados, embalagens de cartelas de ovos. Ao final da palestra, proferida no Plenarinho, os brigadeiros foram distribuídos para os participantes da campanha “Alema em Movimento”.

Desde o início da campanha, deflagrada na terça-feira (24), o evento contou com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde, do Hospital Nina Rodrigues, do Hospital São Luís e de voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Durante as manhãs dos dias do evento ocorreram palestras e mesas redondas, no Plenarinho, com o objetivo de informar sobre o assunto, ajudando na prevenção e no auxílio de problemas de saúde mental e física, como forma de compartilhar experiências, concedendo espaço de fala aos participantes.

Ao longo de toda a campanha, que conta também com o apoio da Escola do Legislativo e do Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), são realizados atendimentos nas especialidades de cardiologia, geriatria, atendimento clínico, nutrição e psiquiatria, com apoio do Hospital São Luís, concomitantemente aos atendimentos de rotina da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional.

Nesta sexta-feira (27), último dia do evento, o público será direcionado à Praça do Rangedor, para realizar uma caminhada e, posteriormente, participar de uma aula de dança.