Entra em vigor lei que institui o Dia Estadual das Vítimas de Acidentes de Trânsito

icone-whatsapp
Assecom / Dep. Thaiza Hortegal
05/11/2019 15h15

Entra em vigor lei que institui o Dia Estadual das Vítimas de Acidentes de Trânsito
Deputada Thaiza Hortegal | Divulgação
Foto original

Começou a vigorar esta semana a Lei 11.143/2019, de autoria da deputada Dra. Thaiza Hortegal (PP), que institui o terceiro domingo do mês de novembro Dia Estadual das Vítimas de Acidentes de Trânsito. A proposição surgiu por meio das experiências da equipe de gabinete da parlamentar e da necessidade de buscar justiça e conscientizar a população sobre as negligências no trânsito, que podem custar a vida.

Entre as ações propostas pela nova lei, está a realização de campanhas educativas com a finalidade de promover a conscientização visando à segurança de usuários de veículos automotores, de forma a propagar os riscos e consequências dos acidentes, bem como os procedimentos para evitá-los.

“É importante que todos os poderes se envolvam nessas ações, lembrando as vítimas de acidentes como forma de conscientizar, buscar justiça e prevenir tragédias. Em nosso gabinete, todos têm suas experiências com algum familiar vítima de acidente e isso nos comove muito, uns com perda total, outros com sequelas graves que mudaram suas vidas”, destacou a deputada.

Atropelamentos

A assessora jurídica Luciane Marinho perdeu o marido, atropelado na calçada por um ônibus desgovernado. “Vinte anos de casamento e três filhos. Nilo nos deixou depois de uma tragédia para a qual até hoje não encontramos explicação. Em 26 de março de 2018, ele foi atropelado em uma calçada, quando conversava com os amigos à noite. Foi pego de surpresa por um ônibus desgovernado, que nem mesmo prestou socorro. Na época, a polícia chegou a prender o condutor e até hoje o inquérito não foi concluído, nos deixando sem resposta”, explicou Luciana.

A assessora Gleicy Ferreira perdeu o pai José Carlos Ferreira, vítima de atropelamento por moto. “Ele vinha de bicicleta por volta das 18h em uma avenida e um motoqueiro sem capacete e com sinais de embriaguez colidiu com ele. A queda o matou: a nuca bateu contra o meio fio e ele teve morte cerebral. Eu, meu irmão e minha mãe passávamos na hora que ele estava sendo colocado na ambulância. Até hoje convivemos com a perda e a impunidade, o que dói mais ainda”, conta Gleicy.

Mais informações

Este ano, 17 de novembro será Dia Estadual das Vítimas de Acidentes de Trânsito no Maranhão, alinhado ao Dia Nacional e Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito. Segundo dados da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em São Luís, de janeiro a julho deste ano, foram registrados 2.537 acidentes. Desse total, 403 envolveram ônibus coletivos. De acordo com a SMTT, no período de três anos, 360 idosos morreram em vias urbanas, rodovias estaduais e federais. Em 2017, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Sistema de Informação de Mortalidade, registrou um total de 1.348 mortes por acidentes de trânsito.

 


Banner