Deputado Rafael Leitoa solicita audiência para discutir situação da BR-226

icone-whatsapp
Assecom / Dep. Rafael Leitoa
11/03/2020 16h31 - Atualizado em 11/03/2020 17h45

Deputado Rafael Leitoa solicita audiência para discutir situação da BR-226
Rafael Leitoa chamou atenção para os alagamentos em alguns trechos da BR-226, no município de Governador Eugênio Barros | Divulgação
Foto original

O deputado Rafael Leitoa (PDT) lamentou, na manhã de terça-feira (10), na tribuna da Assembleia Legislativa, os alagamentos em alguns trechos da BR-226, no município de Governador Eugênio Barros, que vêm ocorrendo desde o início do período chuvoso no Maranhão. O problema tem afetado todas as comunidades do entorno da rodovia e causado transtornos constantes aos moradores.   

Em virtude do problema, Rafael Leitoa comprometeu-se a convocar uma audiência pública, com data a confirmar, para discutir a situação das obras de recuperação da BR-226, cuja qualidade e tempo de conclusão têm deixado a desejar. Por meio de Requerimento, o deputado solicitou à bancada federal maranhense, liderada pelo deputado Juscelino Filho (DEM), que convide para a audiência o ministro de Infraestrutura, Tracísio Gomes, e, também, o dretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Antônio Leite dos Santos Filho. 

“Mais uma vez, faço um apelo ao DNIT, para que desloque as equipes e possa fazer, imediatamente, a recuperação nos trechos onde estão ocorrendo as inundações. A população não pode pagar por isso. Esta obra teve a sua ordem de serviço assinada, salvo engano, em 2017. Nós já estamos em 2020 e até agora o que a construtora conseguiu executar é de péssima qualidade”, lamentou o deputado.

Rafael Leitoa destacou ainda a apreensão da prefeita Da Luz, de Governador Eugênio Barros, município que completa 58 anos nesta quarta, 11.  A gestora, segundo o deputado, "tem sido incansável na tentativa de amenizar os danos ocorridos pelo serviço mal feito na BR-226, porém, está impedida de realizar qualquer reparo na rodovia, por ser de responsabilidade federal".

Ao finalizar, o deputado reconheceu as dificuldades da Superintendência Regional do DNIT no Maranhão, ressaltando a necessidade de uma audiência pública para que sejam discutidas as limitações e sejam apresentadas as soluções. “É preciso agir de forma mais enérgica. Nós estamos falando de vidas, de bens, de patrimônio. Inclusive, por coincidência, o povoado chama-se Patrimônio. A BR-226 é uma obra que nunca se conclui, a construtora faz pouco ouvido e o governo federal, inclusive, parece que anulou parte do empenho. A nossa bancada federal já teve diversas reuniões com o DNIT, não conseguindo resolver nem avançar, infelizmente”, concluiu Rafael Leitoa.  

 

 


Banner