César Pires cobra investimentos do governo para recuperação de rodovias estaduais

icone-whatsapp
Assecom / Dep. César Pires
17/03/2020 16h26 - Atualizado em 17/03/2020 17h09

César Pires cobra investimentos do governo para recuperação de rodovias estaduais
César Pires cobrou providências relativas às condições de trafegabilidade nas rodovias estaduais | Elias Auê / Agência Assembleia
Foto original

O deputado César Pires, em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, voltou a falar sobre o estado das rodovias estaduais no Maranhão, que considera precário. Na sessão desta terça-feira (17), ele cobrou providências do governo estadual para garantir a trafegabilidade nas MAs, em diversas regiões.

Citando pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte em 2019, publicada em outubro do ano passado, César Pires informou que, das 11 rodovias estaduais avaliadas, apenas uma – a MA -402 - foi considerada em bom estado. Pelo estudo, estão ruins ou péssimas as MAs 006, 034, 106, 110, 225, 230, 234, 303, 315 e 345. "E, além dessas, várias outras estão em péssimas condições de tráfego".

“A MA- 206, entre Carutapera e Luís Domingues, está péssima. Na 323, de Paulo Ramos a Marajá do Sena, carros atolam em buracos e lama, é preciso trator para retirar os veículos. Entre Lago da Pedra e Lagoa Grande, a MA- 245 está intrafegável, assim como a MA- 034, de São João dos Patos a Passagem Franca. Na MA -106, entre Santa Helena e Governador Nunes Freire, o estado da rodovia facilita os assaltos”, listou César Pires, ao falar de estradas não pesquisadas pela CNT.

O deputado também falou da precariedade das MAs 306 (de Maracaçumé a Centro Novo), 101 (de Cândido Mendes a Carutapera), que está cortada, e as estradas entre Passagem Franca e Lagoa do Mato, e de Carnaubeiras a Araioses, cujas obras foram iniciadas há mais de quatro anos e ainda não foram concluídas.

“No final do ano passado, já com as estradas nessas condições, aprovamos na Assembleia uma diminuição de 33% nos investimentos da Secretaria de Infraestrutura. O orçamento da Sinfra caiu de R$ 932 milhões, em 2018, para R$ 399 milhões em 2020. Ou seja: não há planejamento por parte do governo para melhorar as rodovias estaduais este ano. Isso é inaceitável”, ressaltou.

O deputado concluiu: "A drástica redução do repasse de recursos do governo estadual para os municípios agrava ainda mais a situação. Em 2018, o repasse do Estado às prefeituras foi de R$ 1, 8 bilhão. Em 2019, temos a informação de que os municípios não receberam nenhum recurso para recuperar estradas, inclusive aquelas cortadas pelas chuvas e enchentes dos rios”.


Banner