Deputado Yglésio propõe aumento do adicional de insalubridade aos profissionais de saúde

Assecom / Dep. Dr. Yglésio
19/03/2020 12h23 - Atualizado em 19/03/2020 12h32

Dr. Yglésio disse que o benefício se faz necessário aos profissionais de saúde porque eles estão submetidos ao alto risco de contágio do COVID-19 | Agência Assembleia

O deputado estadual Dr. Yglésio (PROS) protocolou indicação solicitando ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SES), a concessão de aumento do adicional de insalubridade aos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) por 60 dias, prorrogável por mais 30 dias. O aumento do benefício seria de 40% durante o período de combate à pandemia do coronavírus.

“Protocolarei essa indicação solicitando ao governador Flávio Dino e ao secretário Carlos Lula o aumento desse benefício, tendo em vista que os profissionais de saúde estão submetidos ao mais alto risco de contágio do COVID-19 e, também, da gripe H1N1. São eles que estão na linha de frente dos hospitais, das unidades de saúde e policlínicas, no enfrentamento das doenças, especialmente agora diante do avanço de casos do novo coronavírus”, justificou Yglésio.

O parlamentar estendeu a sugestão para o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e ao presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Erlânio Xavier.

Valorização

Ainda segundo Dr. Yglésio, a medida deverá alcançar todo o pessoal que faz atendimento ao público: da portaria aos profissionais de saúde. Para ele, o benefício se faz necessário porque a própria exposição repetida ao coronavírus aumenta o custo de vida desses profissionais em suas casas e com suas famílias.

Com essa medida, o deputado visa garantir a valorização profissional e financeira aos profissionais da ponta do sistema de saúde. O parlamentar disse ainda que os produtos de limpeza estão com custos mais elevados e os equipamentos de proteção tem de ser adquiridos neste momento de atenção.