Creche-Escola Sementinha retoma aulas presenciais para alunos do 1º e 2º anos

Jéssica Barros - Agência Assembleia
31/08/2020 17h43 - Atualizado em 31/08/2020 18h39

Creche-Escola Sementinha retoma aulas presenciais para alunos do 1º e 2º anos
Alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental da Creche-Escola Sementinha retornaram às aulas por meio do sistema de ensino híbrido | Kristiano Simas / Agência Assembleia

A Creche-Escola Sementinha, mantida pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), iniciou, na manhã desta segunda-feira (31), a segunda etapa das atividades pelo sistema de ensino híbrido (presencial e on-line), desta vez com os alunos do 1º e 2º anos do ensino fundamental. Diretores, professores e alunos obedecem aos protocolos sanitários exigidos pelos órgãos de saúde para evitar a transmissão do novo coronavírus.

“Após uma experiência tranquila com os alunos do 3º e 4º, iniciamos o retorno com as crianças do 1º e 2º anos, também seguindo as determinações de distanciamento, higienização das mãos e das rodinhas da mochila, aferição de temperatura na entrada e uso de tapetes sanitizantes, para ajudar a combater qualquer possibilidade de proliferação do vírus no ambiente escolar”, frisou a diretora da Sementinha, Cynthia Vieira.

Cynthia explicou que as turmas estão funcionando com a metade dos alunos. “Para respeitar o distanciamento exigido, nossas turmas presenciais estão apenas com 50% do total de alunos permitido para cada espaço. São, no máximo, 15 crianças por turma e, hoje, temos as do fundamental funcionando em sua totalidade, porque existe uma aceitação muito positiva dos pais com relação a esse retorno presencial”, disse.

Kristiano Simas / Agência Assembleia
Professora mede temperatura de aluna antes do acesso à sala de aula

Carga Horária

Além da retomada das atividades presenciais, haverá ampliação da carga horária, com entrada às 7h30 e saída às 14h (antes, era às 13h). O objetivo, segundo Cynthia, é minimizar os prejuízos de aprendizagem educacional, que comprometeram o andamento do currículo no primeiro semestre.

“Mesmo a escola oferecendo as agendas e videoaulas, entendemos que há necessidade de estender a carga horária para que possamos fazer um acompanhamento mais individualizado e reforçar o que ficou perdido durante a suspensão das aulas presenciais”, pontuou a diretora.

O horário também foi estendido para os alunos que estão acompanhando as aulas de forma on-line: das 7h30 às 8h30, com intervalo de 30 minutos e retorno das 10h às 12h.

As demais séries voltam em seguida, também gradualmente, de acordo com os indicadores epidemiológicos, normas e decretos do Governo do Estado e órgãos de saúde responsáveis.

Kristiano SImas / Agência Assembleia
Todos os protocolos sanitários estão sendo seguidos pelos alunos, principalmente a higienização das mãos e o uso de máscaras