'Novembro Azul' - Urologista destaca importância da campanha para saúde do homem na abertura do ciclo de lives

icone-whatsapp
Agência Assembleia
24/11/2020 14h58 - Atualizado em 24/11/2020 15h42

O médico urologista Raffael Alvarenga com o radialista Emanuel Jesus no estúdio da Rádio Assembleia Online | Kristiano Simas / Agência Assembleia
Foto original

Com o tema “Novembro Azul e Saúde do Homem”, o médico urologista Raffael Alvarenga abriu, nesta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa do Maranhão, o ciclo de lives alusivo ao mês de prevenção e combate ao câncer de próstata. A iniciativa é da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Alema, em parceria com o Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema) e a Diretoria de Comunicação.

A programação, transmitida pela Rádio Assembleia Online (www.radioalema.com) e redes sociais do Parlamento Estadual (Facebook e Instagram), prosseguirá até sexta-feira (27), sempre às 8h. O objetivo é fornecer informações sobre prevenção ao câncer de próstata e dos cuidados para a preservação da saúde do homem.

Campanha

Na abertura, Raffael Alvarenga relembrou que o início da campanha foi em 1999, na Austrália, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer, para chamar a atenção para a saúde masculina.

“A cada ano, o movimento de conscientização ganha mais adeptos e o preconceito com o exame de toque, que sempre foi alvo de aversão, diminui. No consultório, dificilmente não conseguimos convencer um paciente a realizar o exame”, disse.

Ele reforça que é necessário desmistificar as informações que giram em torno do câncer de próstata para não criar tabus ou medos desnecessários. Afirmou, ainda, que a consulta clínica é o primeiro passo e os exames laboratoriais e de imagem dão suporte ao médico para a avaliação de cada caso e prescrição do tratamento mais adequado ao paciente. O cuidado deve ser redobrado em homens com mais de 45 anos, uma vez que possuem um risco significativamente maior.

Segundo o especialista, com a pandemia de Covid-19, foi deixado de detectar precocemente a doença em aproximadamente 50 mil homens, no Brasil. “O Instituto Nacional do Câncer prevê que tenhamos, até o final do ano, mais de 65 mil novos casos, enquanto no Maranhão mais de 1.800. São dados preocupantes. O silêncio é um dos principais fatores de risco. Por ser assintomática no início, a prevenção se torna muito importante”, salientou Alvarenga.

Prevenção

O urologista destacou que, neste período, é fundamental que os pacientes redobrem a atenção e não se descuidem em razão do isolamento social. “É de suma importância manter os exames de rotina em dia. A abordagem da campanha também abre espaço para tratar de outros tipos de câncer, como o de pênis, por exemplo. No Brasil, esse tumor atinge 2% dos homens, mas a incidência sobe para 6% no Maranhão”, revelou. 

Além dos exames periódicos, Raffael Alvarenga reforçou que outros cuidados, como manter uma alimentação saudável, ingerir menos gordura, praticar exercícios físicos, manter o peso adequado, não fumar e ter hábitos de higiene íntima ajudam a diminuir os riscos da doença, além de serem fundamentais para preservar a saúde do homem.


Banner