Vinícius Louro comemora sanção de lei que reconhece festejos como patrimônios imateriais

icone-whatsapp
Assecom / Dep. Vinícius Louro
11/02/2021 10h25

Vinícius Louro comemora sanção de lei que reconhece festejos como patrimônios imateriais
Vinícius Louro agradece ao governador por sancionar projeto de sua autoria que eleva festejos de Arari à condição de Patrimônio Cultural Imaterial | Divulgação
Foto original

O deputado estadual Vinicius Louro (PL) reservou parte de seu pronunciamento na tribuna, na manhã de quarta-feira (10), para agradecer ao governador Flávio Dino (PCdoB) pela sanção do projeto de lei de sua autoria que eleva os festejos de Nossa Senhora das Graças e os festejos do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, de Arari, à condição de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Maranhão. 

A lei, de número 11.393, entrou em vigor na data de 22 de dezembro de 2020 e foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa, seguindo para sanção do governador.

O festejo de Nossa Senhora das Graças, que ocorre em agosto, e do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, em setembro, são as mais antigas manifestações culturais e religiosas do município de Arari. A festa do Bom Jesus dos Aflitos, por exemplo, é bastante concorrida e atrai milhares de fiéis à cidade, gerando emprego e renda há mais de 200 anos.

“Quero agradecer ao governador Flávio Dino por sancionar essa lei. A cidade de Arari merece o reconhecimento destes grandes festejos tão tradicionais e importantes para a população e toda a região. Muitos se deslocam de longe até Arari para viverem momentos especiais de muita fé. Me sinto honrado por proporcionar esta alegria para os fiéis ararienses”, declarou Vinicius Louro. 

Nos meses dos festejos, a cidade é agraciada com centenas de ararienses que já não residem mais na cidade, mas que retornam à terra natal movidos pela fé. O evento, além de tudo, mobiliza costureiras e alfaiates da comunidade, pois são eles os responsáveis pelas vestimentas dos participantes. 

A mais recente edição do Festejo do Senhor Bom Jesus dos Aflitos reuniu mais de dez mil fiéis, ratificando a magnitude e a beleza da expressiva manifestação cultural.


Banner