PL de Mical veda linguagem neutra e estabelece medidas protetivas ao uso da norma culta nas escolas

icone-whatsapp
Assecom - Dep. Mical Damasceno
10/05/2021 18h36 - Atualizado em 10/05/2021 19h13

PL de Mical veda linguagem neutra e estabelece medidas protetivas ao uso da norma culta nas escolas
Mical Damasceno é autora de projeto que preserva a língua portuguesa de acordo com a norma culta oficial | Divulgação
Foto original

A deputada estadual Mical Damasceno (PTB) protocolou o Projeto de Lei 205/2021, que estabelece medidas protetivas ao direito dos estudantes do Maranhão ao aprendizado da língua portuguesa de acordo com a norma culta oficial e orientações legais de ensino.

Conforme o projeto, fica vedado o uso da “linguagem neutra”, do “dialeto não binário” ou de qualquer outra que descaracterize o uso da norma culta na grade curricular e no material didático de instituições de ensino públicas ou privadas, em documentos oficiais dos órgãos estaduais, em editais de concursos públicos, assim como em ações culturais, esportivas, sociais ou publicitárias realizadas com verba pública de qualquer natureza.

“Chega a ser absurdo vermos essa tentativa de mudar a forma da linguagem brasileira, em razão de querer agradar uma minoria. Não existe “TODES” ou quaisquer outras palavras de linguagem neutra ou dialeto não binário, a norma culta do português precisa ser respeitada, assim como todo brasileiro, acadêmico e instituições que trabalham duro com linguagem e cuidam do aprendizado nacional”, destacou a parlamentar.


Banner