Planejamento Estratégico da Assembleia é apresentado a servidores em workshop online

Ribamar Santana / Agência Assembleia
24/05/2021 15h02

Durante o workshop online, foi apresentado o Planejamento Estratégico da Assembleia para o ciclo 2021/2031 | Elias Auê / Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão, por intermédio da Assessoria de Planejamento e Assuntos Estratégicos, realizou, na manhã desta segunda-feira (24), o workshop “Pensamento Estratégico”.  Durante o evento online, realizado via plataforma Google Meet e com a participação de servidores e parlamentares, o professor e consultor Anderson Myranda, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), apresentou o Planejamento Estratégico da Assembleia para o ciclo 2021/2031.

Anderson Myranda disse estar orgulhoso do trabalho de elaboração do planejamento estratégico da Alema. “Esse sentimento de pertencimento sobre o método é muito importante. A incorporação de pessoas em sua construção é a garantia da perpetuação desse trabalho ao longo do tempo. Essa metodologia foi construída por todos e adequada à especificidade da Assembleia. Agradecemos a todos os servidores pela participação e, em especial, ao presidente Othelino Neto (PCdoB), pelo pioneirismo da decisão de firmar parceria com a Universidade Federal do Maranhão para a realização desse trabalho”, ressaltou Anderson Myranda.

Em seguida, Miranda fez uma exposição de como se deu o processo e apresentou, resumidamente, o Planejamento Estratégico da Assembleia. “O Mapa Estratégico da Casa Legislativa e a Bússola Estratégica, frutos das perspectivas internas e externas, são os produtos do nosso trabalho e servirão de guia de direcionamento para o trabalho da Assembleia no presente e no futuro. Buscamos ser reconhecida como uma Casa Legislativa respeitada e comprometida com os anseios da sociedade e temos como missão representar, com legitimidade, o povo na construção de um Maranhão melhor”, frisou.

Importância

Rafaela Lago, assessora-chefe de Planejamento de Assuntos Estratégicos, destacou o trabalho de elaboração do primeiro planejamento estratégico da Assembleia Legislativa do Maranhão. “A construção e elaboração do nosso plano foi feita de forma participativa e coletiva. Esse plano não pode ficar somente no papel. É preciso que os servidores se apropriem dele para que as ações planejadas se tornem uma realidade. Esse plano não é da Asplan. Ele é de toda a Assembleia. Agradecemos a todos pela participação”.

O diretor geral da Assembleia, Valney Pereira, acentuou a importância do planejamento estratégico da Alema. “Foi um trabalho que teve a participação de todas as unidades administrativas da Casa. Parabenizo a equipe de coordenação pelo belo trabalho e agradeço a todos os servidores pela participação. O planejamento é uma das funções administrativas mais importantes, pois é onde tudo começa. E o planejamento estratégico é uma ferramenta estratégica e moderna de gestão. Mas ele só vai dar certo com a participação efetiva de todos os servidores da Casa”.

A diretora-adjunta de Comunicação da Assembleia, Silvia Tereza, disse que a Casa está de parabéns por implantar o planejamento estratégico e ressaltou a visão vanguardista do presidente Othelino Neto pela decisão de introduzir essa moderna ferramenta de gestão no Poder Legislativo Estadual. “O planejamento está ótimo. Parabenizo a Asplan pela coordenação do processo. Agora, vamos arregaçar as mangas e começar a colocar em prática. A Casa ganha um direcionamento estratégico, o que significa um grande avanço”, complementou.

Para Bráulio Martins, um dos mais antigos diretores da Casa, a implantação do planejamento estratégico na Assembleia representa uma conquista para todos os servidores e uma demonstração de compromisso do presidente Othelino com uma gestão moderna e democrática. “Já sentimos as mudanças nas relações entre as diversas unidades administrativas com a implantação do planejamento estratégico. O Poder Legislativo estadual se fortalece com essa ferramenta estratégica de gestão”, finalizou.