Rafael Leitoa destaca programas sociais aprovados pela Assembleia e executados pelo governo estadual

Agência Assembleia
01/06/2021 14h17 - Atualizado em 01/06/2021 16h06

Rafael Leitoa relacionou vários programas sociais aprovados pela Assembleia e executados pelo governo estadual | Kristiano Simas / Agência Assembleia

O deputado Rafael Leitoa (PDT) destacou, na sessão plenária remota desta terça-feira (1), a evolução dos programas sociais aprovados pela Assembleia Legislativa do Maranhão e executados pelo Governo do Estado.

O parlamentar informou que, na última quinta-feira (27), na companhia do vice-governador Carlos Brandão, do secretário de Cidades, Márcio Jerry, e do deputado estadual Glalbert Cutrim (PDT), esteve em Timon para participar da solenidade de entrega dos cartões do programa "Minha Casa Melhor".

Leitoa revelou  que, inicialmente, o município foi contemplado com 200 cartões, mas que, diante da alta demanda e solicitação dos beneficiários, o governo autorizou duplicar o número de atendimentos, atingindo 400 famílias. Ele ressaltou que a medida melhora a vida das pessoas por viabilizar reforma e ampliação de unidades habitacionais.

“Esse tipo de ação potencializa o mercado local. Diante disso, utilizarei emenda parlamentar para potencializar o programa. Nós destinaremos mais 200 cartões para abarcar mil famílias beneficiadas", disse.

E continuou: "Outro programa importante que o governo está executando é o 'Comida na Mesa', com a distribuição de cestas básicas. Ele está sendo possível graças ao empenho de vários colegas que também destinaram recursos de suas emendas”.

Ele acrescentou que, em Timon, também na quinta-feira, foi realizada uma solenidade para entrega de 80 unidades habitacionais e 800 famílias foram beneficiadas com a quantia de R$ 600,00.

Vale Gás

Rafael Leitoa também se referiu ao "Vale Gás", que considera um dos grandes programas sociais do governo Flávio Dino e já beneficiou 110 mil famílias em todo o Estado. Destacou, ainda, o Rua Digna, que considera um importante plano de ação da atual administração.

O deputado afirmou que o Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária, tem inaugurado uma série de fábricas de pré-moldados nas unidades prisionais regionais, a exemplo de Bacabal  e Timon, onde a produção já foi iniciada, devendo se estender por Imperatriz, Balsas, Caxias, Pedreiras e Santa Inês, para a produção de blocos de concreto por apenados em regime fechado.

Ele disse que para Timon, por meio de emenda de sua autoria, foram destinados R$ 500 mi, e afirmou que os deputados Glalbert Cutrim (PDT) e Adelmo Soares (PC do B), além de outros, também estão fomentando o programa com emendas para pavimentação de ruas no município. Destacou que, atualmente, quase 40% da população carcerária do Maranhão trabalha e quase 50% estuda. Para ele, isso é benéfico, pois depois de cumprir a pena, o interno retornará à sociedade com outra visão.

Pontes

Rafael Leitoa afirmou, também, que a construção  das pontes da rodovia MA-040, uma luta sua de muitos anos, começa a ser materializada por Flávio Dino.

“A ponte que liga Matões a Parnarama será  inaugurada em 28 de junho e serão, no total, quatro pontes de concreto. A parte da pavimentação asfáltica está sendo atualizada, bem como o projeto, para que, no segundo semestre, seja realizada a licitação da pavimentação asfáltica”, finalizou Leitoa.