Socorro Waquim destaca importância das mulheres no enfrentamento à pandemia da Covid-19

icone-whatsapp
Jacqueline Heluy / Agência Assembleia
01/06/2021 15h30 - Atualizado em 09/06/2021 16h06

Socorro Waquim destaca importância das mulheres no enfrentamento à pandemia da Covid-19
Deputada Socorro Waquim disse que é necessário dar destaque às mulheres e ao trabalho que elas desempenham na sociedade | Agência Assembleia
Foto original

Em pronunciamento na sessão plenária remota desta terça-feira (1), a deputada Socorro Waquim (MDB) destacou a importância das mulheres no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e a necessidade delas serem inseridas em políticas públicas voltadas à preservação ambiental.

Segundo a parlamentar, os impactos nesta pandemia recaem de forma diferente sobre as pessoas e as condições sociais em que cada uma vive. Cita como exemplo a luta das mulheres nas regiões mais inóspitas do país e de como elas estão conseguindo trabalhar para manter a sobrevivência da família, durante o isolamento social, cada uma com as suas realidades locais.

Na avaliação da deputada, as mulheres carregam para si a busca para o bem-estar social e, na maioria das vezes, são elas que procuram dar sustentabilidade, não só às suas famílias como também às comunidades onde habitam e trabalham diuturnamente, para que os cuidados sejam garantidos.

“Elas exercem muitas vezes trabalho não remunerado, executam com proficiência, assistem à infância, assistem toda a educação escolar em casa, nesse período de pandemia, e a maioria dessas famílias são, na verdade, chefiadas por mulheres, particularmente, muito vulneráveis”, ressaltou a deputada.

Meio ambiente

Socorro Waquim manifestou preocupação com o avanço da pandemia no Brasil, que atinge velocidade sem precedente, mas ressaltou que pouco tem sido discutido sobre a relação entre a Covid-19 e as questões ambientais, especialmente em relação à degradação do meio ambiente.

A parlamentar afirmou que, historicamente, essas epidemias são consequências da degradação do meio ambiente, citando como exemplos o Ebola, a gripe aviária, o vírus da gripe H1N1, a síndrome respiratória MERS e o vírus da Zika. “Todos estes vírus têm provocado milhares de mortes e tudo isso é relacionado, necessariamente, ao desequilíbrio ambiental”, ressaltou.

A deputada acredita que para dirimir todo este problema é preciso enfrentar o desafio de uma política ambiental voltada, principalmente, para a convivência com as pandemias. “Tão cedo não vamos nos livrar dessa atual epidemia.  E tantas outras que vão e voltam. Vêm as vacinas, elas recuam, mas novas pandemias acontecem”.

Neste contexto, Socorro Waquim sugere que seja dado um destaque às mulheres e ao trabalho que elas desempenham na sociedade. “As mulheres estão muito bem representadas no trabalho, mas são mal remuneradas, principalmente na produção de alimentos, na agricultura, no supermercado”, enfatizou.

A deputada questionou o que está sendo feito para proteger a situação das mulheres, incluindo as condições de trabalho, salários e acesso à terra. Ela finalizou o discurso destacando que as mulheres são responsáveis, talvez, pelo nascimento da agricultura no mundo inteiro.

 “Isso é histórico, é bíblico. Mostra que elas sempre se preocuparam com o meio ambiente e a preservação da vida, principalmente porque nós estamos vendo que o futuro que se descortina interfere para que tenhamos empoderamento político, social ou socioambiental no local onde nós vivemos”, concluiu.


Banner