Antônio Pereira comemora inauguração de leitos de UTI no Hospital Regional de Grajaú

Assecom - Dep. Antônio Pereira
09/06/2021 15h02 - Atualizado em 09/06/2021 19h10

Antônio Pereira participou do ato de entrega da obra de ampliação do Hospital Regional de Grajaú | Divulgação

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Antônio Pereira (DEM), participou, segunda-feira (7), do ato de entrega da obra de ampliação do Hospital Regional de Grajaú. O democrata estava acompanhado do secretário de estado da Saúde, Carlos Lula; do prefeito Mercial Arruda (MDB); do presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande, e de prefeitos, vereadores e  lideranças locais.

O Hospital Regional de Grajaú, referência para municípios da Região Central do Maranhão, passa a contar com dez novos leitos de UTI e um de isolamento, fortalecendo a assistência dada pela rede pública a casos graves de Covid-19 e facilitando o acesso da população ao atendimento hospitalar.

Antônio Pereira lembrou que presenciou a concepção da obra, acompanhou o processo e participou da inauguração do hospital. “Agora, veio o governador Flávio Dino e manteve o hospital com serviços abertos e sempre ampliando esse serviço para o povo daquela região”, disse.

Potencial

Na sessão plenária desta quarta-feira (9), Antônio Pereira destacou que Grajaú é uma cidade com grande potencial econômico e social, e que tem se desenvolvido nos setores da agricultura, indústria e mineração, razão pela qual precisava ter essa infraestrutura na área hospitalar para atender à população.

Em nome do povo de Grajaú e da Região Central do Maranhão, ele agradeceu ao governador, ao secretário Carlos Lula, ao presidente da Emserh, Marcos Grande, e parabenizou prefeitos e vereadores.

Em aparte, o presidente da Assembleia, Othelino Neto (PCdoB), agradeceu a Antônio Pereira por representar a Casa do Povo no evento. “Grajaú já tem um hospital geral. Agora, com a UTI, é uma tranquilidade maior para a população. Cumprimento o governador Flávio Dino e o secretário Carlos Lula pela obra tão importante para Grajaú e demais municípios do entorno”, complementou Othelino Neto.

Beneficiados

Além de Grajaú, o hospital atende pacientes regulados dos municípios de Arame, Barra do Corda, Fernando Falcão, Itaipava do Grajaú e Jenipapo dos Vieiras. A unidade de saúde integra a rede hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde e a obra foi executada por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov).

O hospítal, que também atende pacientes com demandas de urgência e emergência, já possuía 50 leitos clínicos e seis de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI). Com a ampliação, passa de média para alta complexidade, diminuindo a necessidade de transferências de pacientes.

Além disso, mais três salas de cirurgia estão em fase de conclusão no hospital, o que ampliará ainda mais a capacidade de atendimento. A obra das UTIs foi executada pelas secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Governo (Segov), por iniciativa do governador Flávio Dino, a pedido da população.