Betel Gomes sai em defesa da educação e destaca investimentos do governo estadual no setor

Assecom - dep. Betel Gomes
30/06/2021 17h06 - Atualizado em 30/06/2021 20h59

Betel Gomes destacou a importância da Agenda de Compromissos pela Alfabetização | Divulgação

Na sessão plenária desta quarta-feira (30), a deputada estadual Betel Gomes (PRTB) destacou os importantes investimentos que a educação pública maranhense vem recebendo do Governo do Estado, referindo-se à Agenda de Compromissos pela Alfabetização, recentemente criada com o objetivo de assegurar as condições necessárias para que os estudantes cheguem ao final do segundo ano do Ensino Fundamental tendo domínio da leitura, escrita e letramento matemático.

A iniciativa é do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação-Seccional Maranhão (Undime), Associação Bem Comum (ABC), Fundação Lemann, Fundação Vale e Instituto Natura, com a colaboração dos 217 municípios maranhenses. O Unicef Maranhão é outro parceiro do Pacto, especialmente na promoção da busca ativa escolar.

“Parabenizo o governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão por mais essa iniciativa em favor da educação do Maranhão. A execução desse importante mecanismo trará resultados positivos, melhorando os índices da educação no nosso estado”, frisou a deputada.

Parceiros

A parlamentar ressaltou, ainda, os esforços dos parceiros do projeto e das prefeituras no fortalecimento da educação pública.

“Parabenizo todas as instituições parceiras e os 217 municípios por abraçarem essa causa. Pois, apenas colocando o regime de colaboração em prática, com a vontade política e a soma de esforços, o querer e o fazer de todos, será possível reverter os índices que nos entristecem. Mas com a Agenda de Compromissos pela Alfabetização, nasce a esperança de avançarmos”, destacou.

Betel Gomes também reconheceu as ações do estado no setor educacional. “O Governo do Estado tem demonstrado seu compromisso com a educação, não apenas com a construção de escolas e reformas, mas, sobretudo, com a formação continuada, por meio do programa “Escola Digna”, que, ao longo da gestão, vem mudando o cenário educacional do Maranhão”, salientou.

Lançamento da Agenda de Compromissos pela Alfabetização

Na cerimônia, que aconteceu de forma virtual, o governador Flávio Dino assinou a mensagem que acompanha o Projeto de Lei. O texto prevê a criação do Prêmio Escola Digna, que se destina a reconhecer as escolas com base no resultado de aprendizagem do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

As escolas selecionadas recebem prêmios com valores de R$ 40 mil a R$ 60 mil, além de apoio financeiro de R$ 20 mil a R$ 30 mil. O PL prevê, também, a criação da Bolsa Auxílio Educacional, incentivo financeiro no valor mensal de R$ 600, destinado às equipes municipais do Pacto pela Aprendizagem. Integram as equipes articuladores pedagógicos municipais e coordenadores da Educação Infantil que atuam na implementação das ações formativas do pacto.