Adelmo Soares critica estado de conservação das rodovias federais no Maranhão

Assecom / Dep. Adelmo Soares
04/08/2021 15h12 - Atualizado em 04/08/2021 16h33

Adelmo Soares critica estado de conservação das rodovias federais no Maranhão
Adelmo Soares mostrou-se preocupado com o estado de conservação das BRs que cortam o Maranhão | Divulgação

Na sessão plenária desta quarta-feira (4), o deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB) criticou o que chamou de "falta de ação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para recuperar rodovias maranhenses que necessitam de reparos e readequação".

De acordo com o documento apresentado pelo parlamentar durante o pronunciamento, o DNIT, órgão do Governo Federal, sustenta que todas as obras de intervenções nas BRs estão em fase de elaboração de projetos. "Ou seja, não há previsão para execução de serviços nas estradas que são de sua responsabilidade", frisou.

Para o deputado, o posicionamento do órgão é inaceitável, considerando que as cobranças da população são frequentes, justas e urgentes.

“Não há nenhuma perspectiva de melhorias nas rodovias federais no Maranhão. Estamos chegando ao fim do governo Bolsonaro e ainda estão elaborando projetos para resolver os problemas das estradas federais no nosso estado. Por isso, venho relatar nesta tribuna o estado de abandono das estradas federais. E você, que anda nessas vias, sabe do que estou falando. Nós sofremos quando percorremos essas rodovias, sem falar nos acidentes”, disse.

O parlamerntar citou algumas dessas intervenções sem previsão de acontecerem, entre elas estão a restauração da BR-222/MA, entre Miranda do Norte e Santa Luzia; a implantação do contorno de Balsas na rodovia federal BR-230, a duplicação da BR-316, entre Caxias e Timon; a duplicação da BR-010, entre Açailândia e Imperatriz; a adequação de capacidade da rodovia federal BR-402, entre o Km 0 e o Km 316; a implantação da rodovia federal BR-235 e a implantação de retornos na BR-135, nos Kms 5 e 8

Rodovias estaduais

Na ocasião, Adelmo Soares destacou o trabalho do Governo do Maranhão favorável à manutenção das estradas estaduais, com obras executadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra). “O governador Flávio Dino entregou mais de 1.500 km de rodovias estaduais e já são mais de 2000 Km de estradas recuperadas. Um trabalho feito com compromisso. Quero, inclusive, parabenizar o secretário Clayton Noleto, que vem fazendo um grande trabalho de recuperação das estradas do Maranhão”, disse.

Ainda segundo o parlamentar, o Governo do Estado vem realizando importantes obras nas MAs. “Na última semana, foi inaugurada mais uma MA, que liga a BR-135 ao município de Lago Verde, e várias outras, como as estradas do Arroz e a do Peixe. Enfim, são muitas MAs inauguradas na administração do governador Flávio Dino", enfatizou.

Soares também destacou a inauguração da ponte em Santo Amaro, na próxima sexta-feira,  e disse que até dezembro , será a vez da ponte Cedral-Bequimão. "É uma realidade bem diferente. Aqui temos um estado compromissado com o desenvolvimento; por outro lado, temos um país administrado por quem não tem compromisso com seu povo”, afirmou.

Mais asfalto

O deputado salientou, ainda, a importância do programa 'Mais Asfalto' para os municípios. “Temos o Mais Asfalto chegando às cidades, pavimentando ruas e avenidas, o que não é atribuição do Governo do Estado, mas dos governos municipais. Mesmo assim, o governo Flávio Dino dá auxílio aos municípios nessa área. Por isso, eu preciso parabenizar o governador Flávio Dino, mais uma vez, o secretário Clayton Noleto, e o vice-governador Carlos Brandão, que é um municipalista, defensor do projeto que leva asfalto para o interior do Maranhão”, concluiu.