Plenário aprova audiência que debaterá PL sobre publicidade agressiva contra a mulher

icone-whatsapp
Thayná Froz - Agência Assembleia
12/08/2021 16h51 - Atualizado em 12/08/2021 19h40

Plenário aprova audiência que debaterá PL sobre publicidade agressiva contra a mulher
Ana do Gás frisou que é imprescindível o debate em torno do estereótipo da mulher nas mídias | Agência Assembleia
Foto original

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta quinta-feira (12), o Requerimento 308/2021, de autoria da deputada Ana do Gás (PCdoB), solicitando a realização de audiência pública para debater o Projeto de Lei 156/2021, que dispõe sobre a proibição da veiculação de publicidade de cunho misógino, sexista ou estimuladora de qualquer tipo de agressão ou violência sexual contra a mulher, no Maranhão. A data da audiência ainda será definida.

De acordo com a parlamentar, as propagandas publicitárias, atualmente, usam a imagem feminina como objeto. Segundo ela, a mulher passou a ser tratada como produto de consumo e seu corpo visto como atributo mercadológico, destituído de dignidade, hipersexualizado e carregado de uma concepção misógina. Essa conduta contraria os direitos das mulheres e a igualdade de gênero, ao perpetuar os valores do machismo.

Na justificativa, Ana do Gás destaca a importância da mídia e sua força de persuasão, influenciando o comportamento das pessoas e sua maneira de compreender a sociedade.

"Por isso, é imprescindível o debate em torno do estereótipo da mulher nas mídias, visto que é por meio delas, também, que a misoginia, o machismo e o incentivo à violência contra a mulher se dispersam na sociedade", frisou a deputada.


Banner