Ana do Gás participa de caminhada do 'Levante Feminista contra o Feminicídio' em Alto Alegre

icone-whatsapp
Ascom / Dep. Ana do Gás
13/08/2021 16h16 - Atualizado em 16/08/2021 14h47

Ana do Gás participa de caminhada do
Ana do Gás na caminhada de lançamento da campanha Levante Feminista contra o Feminicídio, em Alto Alegre | Divulgação
Foto original

Na tarde de quinta-feira (12), a deputada estadual Ana do Gás esteve presente na inauguração da Secretaria Municipal da Mulher, em Alto Alegre. Na ocasião, a parlamentar participou de uma caminhada em comemoração aos 15 anos da Lei Maria da Penha e, também, do lançamento da campanha 'Levante Feminista contra o Feminicídio’, no município. 

O movimento ‘Levante Feminista’ é uma frente que reúne organizações feministas do país inteiro, ativistas independentes e pessoas que exigem o fim do assassinato de mulheres.

Na caminhada em Alto Alegre, a deputada destacou que é de extrema importância o aumento da participação das mulheres na política para que se possa garantir leis que lhes assegurem direitos fundamentais.

“Ocupando esses espaços, nós, mulheres, sabemos das nossas necessidades. São espaços dominados por homens altamente machistas. Por isso, é preciso esse fortalecimento e garantir que mais mulheres ocupem espaços de poder”, disse a parlamentar.  

A prefeita de Alto Alegre, Nilsilene Do Liorne, agradeceu à deputada Ana do Gás por levantar causas tão importantes e pontuou a sua busca por benefícios para as mulheres. “Gostaria que tivéssemos mais mulheres assim nos representando”, frisou.

Homenagem

O momento também foi de homenagem a Margarida Maria Alves, sindicalista e defensora dos direitos humanos, que faleceu no dia 12 de agosto de 1983 com um tiro de espingarda no rosto, disparado por um matador de aluguel.

Margarida Alves foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande. Durante seu período à frente da presidência, ela lutou para que os trabalhadores do campo tivessem seus direitos respeitados e denunciou os abusos sofridos pela categoria, o que resultou em seu assassinato, encomendado por fazendeiros.  

“Essa é uma luta de todas as mulheres e, hoje, estamos vivendo um momento muito importante. Como parlamentar e por ocupar esse espaço na Assembleia Legislativa, venho aqui fortalecer uma mulher que sabe como ninguém das nossas dificuldades para ocuparmos esses espaços no poder, que é a prefeita Nilsilene. É preciso que estejamos juntas, fortes e unidas nesses movimentos, fortalecendo grandes campanhas”, ressaltou.

Participação

Para somar forças, também participaram da caminhada, além de Ana do Gás e da prefeita Nilsilene, a vice-prefeita do município, Terezinha Jansen; a secretária municipal da Mulher, Solange Novaes; a chefe do Departamento de Gestão e Articulação, Antonieta Lago, que no ato representou a titular da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), Nayra Monteiro; a secretária da Mulher de Peritoró, Dudu Araújo; além de gestoras da área dos municípios de Paço do Lumiar, Pinheiro, Centro Novo, Turiaçu e Esperantinópolis. 

 


Banner