Deputada Socorro Waquim destaca construção de pontes na MA-040

Agência Assembleia
24/08/2021 14h33 - Atualizado em 24/08/2021 20h29

Deputada Socorro Waquim destaca construção de pontes na MA-040
Socorro Waquim disse que obra será importante para o escoamento da produção agrícola e para interligar municípios com o Sertão Maranhense | Dney Justino - Agência Assembleia

A deputada Socorro Waquim (MDB) destacou, na sessão plenária desta terça-feira (24), a iniciativa do governo estadual de, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), assinar ordem de serviço para construção de quatro pontes na MA-040, no trecho de Entroncamento, na BR-226, entre Timon e Matões.

Segundo ela, a obra, orçada em cerca de R$ 12 milhões, beneficiará, também, os povoados Alegria, Barra do Itapera, Barra da Garapa, São Marcos e Bacaba, localizados às margens da MA-040.

Escoamento

A parlamentar frisou que a obra será importante para o escoamento da produção agrícola e para interligar vários municípios com o Sertão Maranhense,  a partir de Timon. “É uma obra esperada há 60 anos e que liga o Sertão à Região dos Cocais. Eu, quando deputada estadual, em 2002, já levantava a minha voz pedindo que essa estrada fosse asfaltada e que fossem construídas pontes. Quando tive a oportunidade de reassumir nesta Casa, minha primeira preocupação foi falar dessa estrada”, contou.

Socorro Waquim agradeceu ao secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, que atendeu à reivindicação da comunidade presente à cerimônia de assinatura da ordem de serviço e que solicitou 3 km de acesso para o povoado Garapa. No período de inverno, o povoado fica sem condições de trafegabilidade.

“O secretário Clayton Noleto prontamente nos atendeu. É importante essa sensibilidade dos gestores que, ao perceberem a necessidade da comunidade, dão uma resposta rápida. Eu agradeço em nome dos moradores do Garapa e, uma vez mais, ressalto que a estrada ficará pronta para o escoamento da produção e para a acessibilidade da população”.

Semana do Encarcerado

A deputada também parabenizou o Governo do Estado que, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), abriu, na segunda-feira (23), de forma on-line, a 22ª Semana do Encarcerado, com o tema “Evolução e Universalização da Educação e do Trabalho Prisional no Maranhão”.

A deputada afirmou que visitou a SEAP, para conhecer o trabalho de ressocialização voltado para a escolarização e profissionalização de homens e mulheres encarcerados.

“Sair da prisão é normal quando o detento completa o tempo da pena, mas o difícil é sair dela e encontrar esperança na sociedade, ou seja, recomeçar e ser aceito. Isso é muito mais difícil para as mulheres que, muitas vezes, não são recebidas pela própria família, Assim sendo, a única saída que elas encontram é voltar para o cárcere”, afirmou a deputada.

Ela sugeriu que esse trabalho seja contínuo. “Para que mulheres e homens que saem do cárcere possam ter uma colocação no mercado de trabalho e, com isso, consigamos diminuir o custo-benefício de se manter uma pessoa aprisionada. Liberdade é a palavra. Cidadania é a palavra e, acima de tudo, é preciso oportunidade”, finalizou Socorro Waquim.