Assembleia aprova PL que garante realização do teste do bracinho em consultas pediátricas

icone-whatsapp
Marcelo Vieira / Agência Assembleia
31/08/2021 16h21 - Atualizado em 31/08/2021 17h55

Assembleia aprova PL que garante realização do teste do bracinho em consultas pediátricas
PL que garante teste do bracinho em consultas pediátricas foi aprovado na sessão plenária desta terça-feira | Kristiano Simas / Agência Assembleia
Foto original

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, nesta terça-feira (31), o Projeto de Lei 328/2021, de autoria do deputado Ciro Neto (PP), que garante a realização do teste do bracinho nas consultas pediátricas em crianças a partir de três anos de idade, atendidas na rede pública de saúde em todo o Maranhão. 

Com a aprovação do PL, o teste passa a ser obrigatório a partir de sua publicação. O Poder Executivo terá o prazo de 90 dias para regulamentar a lei.

No teste, o médico ou enfermeiro realiza aferição da pressão arterial da criança para prevenir, rastreiar e diagnosticar patologias como hipertensão arterial infantil, doenças renais, doenças cardíacas e complicações cardiológicas, renais e em retina.

De acordo com o PL, após a realização do teste do bracinho, a criança que apresentar alteração na pressão arterial será encaminhada para atendimento especializado e será submetida a exames complementares.

O projeto também prevê a realização de campanhas de conscientização sobre os problemas decorrentes de hipertensão, em conjunto com as demandas informativas relacionadas à saúde infantil.


Banner