Ana do Gás participa da Caravana Escola Digna no município de Itapecuru Mirim

Assecom/Deputada Ana do Gás
23/09/2021 14h05 - Atualizado em 23/09/2021 14h13

Ana do Gás participa da Caravana Escola Digna no município de Itapecuru Mirim
Ana do Gás discursa durante a Caravana Escola Digna 2.0, em Itapecuru-Mirim | Divulgação

Na última terça-feira (21), a deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) esteve presente na Caravana Escola Digna 2.0, realizada no município de Itapecuru-Mirim, no Campus do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Na oportunidade, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, com sua equipe, e o prefeito de Itapecuru, Benedito Coroba, se reuniram com dirigentes municipais de educação e educadores dos 12 municípios que compõem a Unidade Regional de Itapecuru, para debater questões pertinentes à consolidação da Política Educacional maranhense, além dos precatórios do Fundef.

A Caravana tem como objetivo dialogar com educadores de todo o Maranhão sobre o futuro do Programa Escola Digna e a destinação dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Os precatórios são valores devidos pela União aos estados e municípios, em razão de retenções ilegais no Fundef ocorridas entre 1998 e 2006. A dívida já foi reconhecida em 2017 pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e implicará no pagamento desses recursos por parte da União e sua destinação deverá ser exclusivamente vinculada a investimentos em educação.

“Quero parabenizar pelo alcance do Escola Digna, que é referência nacional. Hoje temos escolas em tempo integral e bilíngue. Marcas que nenhum governo alcançou. É preciso garantir que esses programas jamais possam retroceder”, observou a deputada estadual Ana do Gás.