Adelmo Soares participa de reunião com piscicultores em Matinha para discutir crise no setor

Assecom / Dep. Adelmo Soares
23/09/2021 18h22 - Atualizado em 23/09/2021 19h51

Adelmo Soares e Flávio Dino no encontro com integrantes da Associação de Piscicultores de Matinha | Divulgação

O deputado Adelmo Soares (PCdoB) participou, nesta quinta-feira (23), de uma reunião entre o governador Flávio Dino (PSB) e integrantes da Associação de Piscicultores do Município de Matinha, na Baixada Maranhense. O encontro foi proposto pelo vice-prefeito da cidade, Narlon Silva.

Durante a reunião, foi discutida a crise econômica do setor em decorrência da queda nas vendas de pescado, ocasionada pelo medo da população de contrair a chamada “doença da urina preta”. Segundo o deputado, inúmeras “fake News” surgiram em grupos de mensagens afirmando que há risco de se contrair a doença após o consumo de peixes e frutos do mar.

Adelmo frisou que a “irresponsabilidade provocou medo entre a população, que retirou o tradicional peixe da mesa dos maranhenses” e que “o reflexo dessa desinformação é um acúmulo seguido de prejuízos para pais e mães de famílias que vivem da pesca”.

“A pesca é uma importante atividade econômica no Maranhão. Peço encarecidamente às pessoas que não acreditem em mentiras e nem repliquem essa informação equivocada, pois existe uma cadeia produtiva sendo prejudicada por gente que age com maldade, repassando informações sem consultar fontes seguras”, frisou Soares.

No encerramento do encontro, Dino, Soares e populares degustaram um churrasco de peixe preparado pelos organizadores do evento. “Não poderíamos deixar de saborear esse tradicional prato dos maranhenses: o nosso peixe com sabor e qualidade incontestáveis. Estava uma delícia. Só temos a agradecer aos organizadores desta produtiva reunião pela recepção e ao amigo e vice-prefeito Narlon, que promoveu este necessário diálogo com a comunidade”, finalizou o deputado.

Doença da urina preta

A Síndrome de Haff, conhecida por “doença da urina preta”, não teve nenhum caso registrado no Maranhão até agora. Por enquanto, somente os estados do Amazonas, Bahia, Ceará e Pará confirmaram registros.