Resíduos Sólidos - Comissão de Meio Ambiente inicia audiências públicas em Bacabal e Pedreiras

Nice Moraes / Agência Assembleia
29/09/2021 20h02 - Atualizado em 30/09/2021 11h59

Audiência pública discute política estadual de resíduos sólidos no município de Bacabal | Elias Auê / Agência Assembleia

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Maranhão, presidida pelo deputado Rafael (PDT), deu início, nesta quarta-feira (29), ao ciclo de audiências públicas para debater a política estadual de resíduos sólidos nos municípios maranhenses. As primeiras reuniões para ouvir a população e as instituições sobre o tema aconteceram nos municípios de Bacabal e Pedreiras, na região do Médio Mearim.

O descarte correto dos resíduos, a problemática dos lixões e a importância da educação ambiental foram alguns dos temas destacados nas duas audiências públicas, que têm como objetivo discutir a lei estadual e a atualização do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, que está em fase de conclusão, para que os municípios possam apresentar e debater soluções viáveis à erradicação dos lixões no território maranhense.

Na abertura dos trabalhos, o deputado Rafael, autor do Projeto de Lei 233/2015, que dispõe sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos, destacou a necessidade de fazer um trabalho de interiorização das discussões sobre o tema em todas as regiões do estado.

"Lixo não é problema. Lixo é solução e, por meio dessas audiências públicas, vamos buscar a melhor forma de orientar os municípios nesse processo", afirmou o parlamentar.

Elias Auê / Agência Assembleia
Deputado Rafael na abertura do ciclo de audiências públicas, cuja programação foi aberta em Pedreiras

Painéis

Na ocasião, foram apresentados painéis sobre os principais eixos da Política Estadual de Resíduos Sólidos, tendo como palestrante a consultora legislativa Luzenice Macêdo, e sobre o diagnóstico dos resíduos sólidos, elaborado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, apresentado pela superintendente da SEMA, Hayanna Araújo.

Segundo Luzenice Macêdo, a questão mais urgente é a extinção dos lixões, grandes áreas onde se depositam resíduos a céu aberto sem o devido manejo ambiental. "Esse é o grande desafio. É preciso fazer o gerenciamento dos resíduos públicos. As audiências públicas nos permitirão compreender melhor a realidade de cada região para assegurarmos uma lei contextualizada à realidade maranhense", disse.

Elias Auê / Agência Assembleia
População acompanha discussões em audiência pública sobre resíduos sólidos no município de Bacabal

Poluição

A deputada Betel Gomes (PRTB), também presente ao evento, avaliou como positiva a realização das audiências públicas. "É um tema bastante relevante, considerando o quanto a população vem sofrendo com a poluição. Parabenizo a iniciativa do deputado Rafael por ter apresentado o projeto de lei, e ouvir a população é de suma importância para que esse PL seja homologado", disse.

O secretário de Meio Ambiente de Bacabal, Walber Neto Lopes, também destacou a iniciativa da Comissão de Meio Ambiente em promover a discussão. "É necessário sempre debater com as entidades, promovendo esse diálogo para podermos criar diretrizes e formas de trabalhar com todos os setores envolvidos", salientou.

Representantes da sociedade civil ligados às questões ambientais na região marcaram presença no evento, entre eles a presidente da Associação dos Catadores e Materiais Recicláveis de Bacabal, Maria Gardênia, que elogiou a iniciativa da Assembleia em realizar o evento. "Precisamos mesmo de uma maior atenção das autoridades para que possamos desenvolver melhor nossas atividades”, observou ela, sugerindo, ainda, a implantação de ecopontos na cidade.

Participaram também das audiências a vice-prefeita de Bacabal, Graciete Lisboa; o vereador de Bacabal, Anderson Viana; a prefeita de Lago do Junco, Maria Edna Alves; a secretária de Meio Ambiente de Igarapé Grande, Carmem Costa o presidente da Associação de Materiais Recicláveis de Lima Campos, Flávio Rodrigues, secretários municipais, membros da sociedade civil organizada, entre outros.