Daniella Tema e Plan Internacional promovem seminário sobre empreendedorismo feminino

Assecom / Dep. Daniella Tema
25/11/2021 19h07 - Atualizado em 25/11/2021 19h51

Deputada Daniella Tema ao lado de mulheres empreendedoras que participaram do evento | Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (25), a deputada Daniella Tema, procuradora da Mulher na Assembleia, e a ONG Plan Internacional realizaram, no Teatro Maria Izabel Rodrigues, no Centro Universitário UNDB,  o Seminário “Elas por Elas: I Encontro de Empreendedorismo e Empoderamento Econômico para meninas e jovens mulheres”.

O evento contou com a presença de Cynthia Betti (diretora executiva da Plan International Brasil); Luzia Rezende (secretária-adjunta de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão; Tatiana Pereira (secretária de Estado da Juventude) e Keila Pontes (gerente de Estratégia do Sebrae-MA), além de diversas empreendedoras maranhenses.

Keila Pontes destacou a questão do machismo na formalização de negócios conduzidos por mulheres. De acordo com dados do Sebrae, elas se sentem mais seguras quando a empresa é registrada em nome de seus companheiros. “É uma dependência, quando, na verdade, tudo quem faz é a mulher. O empoderamento está dentro da gente e é isso que temos de buscar e fortalecer”, ressaltou.

Débora Soares, de Presidente Dutra, compartilhou sua história no empreendedorismo. Ela tem loja de roupas exclusivas para o público Plus Size e foi uma das participantes do projeto “Valorize a Piquena”, criado pela deputada Daniella Tema com objetivo de divulgar, em suas redes sociais, o trabalho de mulheres que vivem do próprio negócio. “Comecei do zero, mas sabia que queria mudar alguma coisa na minha realidade. Eu sou a prova de que tudo é possível”, afirmou.

Homenagem

Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração Magazine Luiza, participou de forma remota e foi homenageada. Daniella Tema contou um pouco da história de sucesso de Trajano no mundo dos negócios.

Ao lado das demais participantes, Tema entregou à Luiza Trajano, de maneira simbólica, dois certificados de reconhecimento emitidos pela Procuradoria da Mulher e pela organização do projeto “Valorize a Piquena”. A homenageada agradeceu.  “Muito obrigada de coração. Vou guardar com muito carinho todas as homenagens”.

Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora, apresentou o tema “Empreendedorismo feminino e a importância do trabalho em rede”. Já Raíla Alves, gerente de Gênero e Empoderamento Econômico da Plan International Brasil, detalhou pontos essenciais para o empoderamento econômico e interseccionalidade, por meio da palestra “Trajetórias empreendedoras e novas perspectivas”.

Para o mesmo debate, foi convidada a empreendedora Karol Barros, proprietária da Karolícias, que atua no ramo de doces e salgados. Ela administra cinco lojas e 85% de seus funcionários são mulheres. Karol destacou os desafios que enfrentou para empreender. “Eu não sabia fazer muita coisa e aprendi na prática, mas sempre tive força de vontade e criatividade para fazer diferente. Coxinha todo mundo vende. Eu vendo Karolícias”, enfatizou.

No encerramento, Daniella Tema avaliou positivamente as ações para o fortalecimento da rede de empreendedorismo feminino no Maranhão. “Tenho certeza de que foi um dia de muita aprendizagem, especialmente para as meninas e jovens mulheres que empreendem ou que têm esse sonho. Aprendemos com os exemplos, com a força, a coragem e a autoconfiança das mulheres que passaram por aqui nos deixando muitas e grandes lições”.