Flávio Dino destaca transparência da gestão e ações nas áreas da saúde, educação e infraestrutura

Agência Assembleia
02/02/2022 14h42 - Atualizado em 02/02/2022 16h17

Governador Flávio Dino lê mensagem governamental na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa | Kristiano Simas / Agência Assembleia

Ao ler a Mensagem Governamental na solenidade de abertura da 4ª Sessão Legislativa da 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Maranhão, realizada na manhã desta quarta-feira (2), no Plenário Nagib Haickel, o governador Flávio Dino (PSB) destacou, entre outras coisas, a transparência de sua gestão e as ações realizadas nas áreas da saúde, educação e infraestrutura.

“Quando assumimos o governo pela primeira vez, o Portal da Transparência era avaliado pela CGU com nota 2,3. Agora, as notas giram entre 8, 9 e 10, o que revela um avanço no tocante à probidade e à transparência no uso do dinheiro público”, enfatizou.

Sobre a aplicação do dinheiro público, Dino frisou, também, que, no meio de todas as intempéries, das quais o coronavírus é a prova mais evidente, o governo estadual conseguiu investir mais de 10 R$ bilhões em obras, beneficiando todos os municípios maranhenses.

Educação

O chefe do Executivo informou que o Maranhão apresentou o melhor IDEB da história da rede de ensino médio. “No início, nosso IDEB era 2.8 e chegamos a 3.7. Logo, um crescimento substancial superior a 25%. Sublinho, também, o fato de termos tido, nesse período, redução da mortalidade infantil e materna”, salientou.

De acordo com Flávio Dino, a terceira grande meta alcançada foi a expansão das redes de direitos. Ele destacou o programa Escola Digna, desejando que  seja ampliado no próximo governo. “Que esse programa seja enraizado no coração de todos e todas, independentemente de preferências políticas e ideológicas, pois é o maior programa de desenvolvimento que adotamos até agora. São 1.300 obras educacionais de vários tamanhos, reformas, construções e reconstruções”, afirmou.

Saúde

Na área de Saúde, o governador disse que os avanços foram extraordinários. “Faço alusão especial aos hospitais regionais e macrorregionais. Inauguramos, recentemente, o Hospital Regional de Barra do Corda, somando R$ 9 milhões em investimentos e cuja manutenção vai gerar uma despesa mensal de R$ 3 milhões. Todos sabem que, na área da saúde, o mais simples é construir e o mais complexo é abrir e fazer funcionar. Mas nós conseguimos e cito como exemplo os hospitais de Pinheiro, Viana, Santa Luzia do Paruá e Carutapera. Foi essa rede que garantiu que tivéssemos a menor taxa de mortalidade por coronavírus do Brasil”.

O chefe do Executivo estadual mencionou as policlínicas de Imperatriz, Açailândia, Santa Inês e São Luís, além de outras em construção. Falou, ainda, sobre a expansão do serviço de hemodiálise.

“Destaco a rede de tratamento do câncer, que é a maior da nossa história. O serviço de radioterapia em São Luís era precário, mas passamos a dar apoio ao Hospital Aldenora Bello e expandimos. Além disso, fizemos um convênio com o Hospital São Domingos, que oferece radioterapia a pacientes do SUS, e implantamos o setor de radioterapia em Imperatriz e o serviço de quimioterapia na Unidade do Câncer do Hospital Regional de Caxias, mostrando a seriedade desse trabalho na área da saúde”, afirmou.

Emprego e renda

Em se tratando de geração de emprego no ano de 2021, Flávio Dino afirmou que dados divulgados esta semana pelo governo federal revelam que o Maranhão obteve o oitavo melhor desempenho do Brasil. “Isso demonstra a seriedade do trabalho realizado e deve-se à justiça tributária e aos incentivos fiscais, o que é muito importante. Não há um único investimento privado de grande porte no Maranhão que não tenha incentivo”, acrescentou.

Sistema Penitenciário

O governador também falou sobre outro ponto positivo de seu governo: a humanização do sistema penitenciário, acrescentando que, em seus dois governos, não houve grandes motins ou assassinatos.

Ao término do pronunciamento, ele informou que encaminhará à Assembleia o Projeto de Zoneamento Ecológico e Econômico do Maranhão, destacando que ele funciona como um Plano Diretor de um município e que servirá para ajudar a desenvolver o Maranhão.