Marco Aurélio lamenta decisão de universidade que retirou bonificação do Enem

icone-whatsapp
Assecom / Dep. Marco Aurélio
04/02/2022 14h21 - Atualizado em 04/02/2022 15h42

Marco Aurélio lamenta decisão de universidade que retirou bonificação do Enem
Deputado Marco Aurélio durante pronunciamento na sessão plenária, ocasião em que falou sobre a retirada da bonificação | Divulgação
Foto original

O deputado Marco Aurélio (PSB) lamentou a decisão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de retirar a bonificação de 20% no Enem garantida aos estudantes do Maranhão. Segundo ele, a conquista histórica implementada em 2017 serviu de importante meio para a chegada e permanência de alunos e alunas maranhenses no ensino superior público.

“É lamentável essa decisão, pois foi uma luta  minha e de todos os estudantes do Maranhão que se esforçaram para garantir esse direito", frisou o parlamentar.

Josy Gomes, presidente da União da Juventude Socialista (UJS), reiterou que a ação afirmativa foi uma conquista. "Conquista essa para garantir que mais estudantes maranhenses pudessem se formar e permanecer no seu estado”, escreveu em seu Twitter.

Após repercussão negativa nas redes sociais, a UFMA emitiu nota destacando que a política de ação afirmativa foi tornada nula “por acórdão do Tribunal Regional Federal da 1ª. Região, proferido no bojo de ação civil pública ajuizada pelo MPF”.

A universidade relata que foi constatado que a bonificação precisa passar por aperfeiçoamentos junto à classe estudantil. O texto é concluído com a UFMA reiterando o interesse em discutir e aperfeiçoar a bonificação dos 20% junto ao Colegiado Acadêmico da universidade.


Banner