Delegacia da Mulher faz alerta sobre cyberbullying

icone-whatsapp
Agência Assembleia
14/03/2022 15h23 - Atualizado em 07/04/2022 14h28

Delegacia da Mulher faz alerta sobre cyberbullying
Foto original

Fonte: TV Assembleia

Entre os crimes contra a mulher, as ofensas pelas redes sociais, chamadas cyberbullying, são cada vez mais crescentes, mas, atualmente, a vítima pode contar com várias alternativas para denunciar o agressor. A Delegacia da Mulher alerta sobre os procedimentos no caso de ocorrência do crime.

“É necessário buscar os canais de denúncia. Pode ser por meio do 190, registrar ocorrência na Delegacia Online, pode vir à Casa da Mulher – se estiver em São Luís, ou procurar qualquer delegacia em cidades do interior, para pedir providência e receber orientações sobre como proceder”, informa a delegada Kasumi Tanaka, coordenadora das Delegacias da Mulher no Maranhão.

As vítimas também podem pedir às redes sociais e aos sites que hospedam as imagens a retirada do conteúdo.

O app Salve Maria é outra opção de denúncia. Basta baixar o aplicativo no celular, preencher os dados e, em caso de necessidade, acionar o botão para receber ajuda nos municípios da Grande Ilha.

Destaca-se que o cyberbullying é o bullying realizado por meio das tecnologias digitais. Pode ocorrer nas mídias sociais, plataformas de mensagens, plataformas de jogos e celulares. É o comportamento repetido, com intuito de assustar, enfurecer ou envergonhar aqueles que são vítimas.

Entre os exemplos estão espalhar mentiras ou compartilhar fotos constrangedoras de alguém nas mídias sociais, enviar mensagens ou ameaças que humilham pelas plataformas de mensagens, passar-se por outra pessoa e enviar mensagens maldosas aos outros em seu nome.


Banner