Mulheres podem solicitar medidas protetivas no site do TJMA

icone-whatsapp
Agência Assembleia
14/03/2022 15h24 - Atualizado em 07/04/2022 14h28

Mulheres podem solicitar medidas protetivas no site do TJMA
Foto original

Fonte: TV Assembleia

Mais uma ferramenta de auxílio à mulher em situação de risco de violência foi disponibilizada no estado. Agora, a solicitação de medida protetiva pode ser feita diretamente no portal do Tribunal de Justiça do Maranhão. Uma iniciativa bem-vinda, já que só no ano de 2021 foram solicitadas 333 medidas protetivas no estado.

A coordenadora das Delegacias da Mulher, delegada Kazumi Tanaka, no estado destacou a importância da ação. “O Tribunal disponibilizou um link específico por meio do qual a mulher em situação de violência doméstica e familiar, ocorrida em São Luís, faça a solicitação e seu pedido será encaminhado direto ao Judiciário local”, detalha.

A diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, também destaca a iniciativa e que é preciso quebrar barreiras e facilitar o acesso aos meios de denúncia.

“Cerca de 85% das mulheres só querem uma medida protetiva. Resumidamente, as mulheres querem paz e, por meio desse pedido de medida protetiva de urgência, tem se tornado cada vez mais célere que as mulheres estejam protegidas o quanto antes e, assim, se evitem feminicídios”, afirma.

Os números da violência contra a mulher ainda são altos no Maranhão. Só no ano passado, foram registrados 56 feminicídios, cerca de quatro casos por mês.

A ferramenta facilita o acesso à denúncia e está funcionando desde dezembro de 2021. A iniciativa soma-se a outras já existentes, como a Delegacia Online, onde 333 mulheres fizeram a solicitação de medidas protetivas.


Banner