TRE-MA foca em campanhas voltadas ao jovem eleitor

Agência Assembleia
14/03/2022 15h32 - Atualizado em 07/04/2022 14h26

TRE-MA foca em campanhas voltadas ao jovem eleitor
Prazo para a expedição do Título de Eleitor vai até o dia 4 de maio | Divulgação

Fonte: TV Assembleia

O prazo para a expedição do Título de Eleitor vai até o dia 4 de maio, quando também será possível a regularização a tempo de votar nas Eleições Gerais de 2022. E o jovem tem demonstrado interesse em obter o documento.

De olho nesse segmento, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) realiza, desde o ano passado, a Campanha Bora Votar, para jovens de 16 e 17 anos. Também realiza mais uma edição do Projeto Voto Jovem, desenvolvido há vários anos com o objetivo de estimular a participação de jovens e adolescentes no processo eleitoral e no exercício da cidadania.

Escolas da capital e do interior do estado receberão ações do projeto, que pretende alertar sobre a importância do voto consciente, no intuito de contribuir para a formação de um eleitor crítico, preparado e mais esclarecido para fazer a escolha de seus representantes.

“As escolas podem se cadastrar na página do TRE para receber as palestras de conscientização e, também, demonstrar a segurança das urnas eletrônicas e todo o funcionamento da eleição”, afirma o diretor-geral do TRE-MA, Luann Matos.

O eleitor jovem deve estar ciente da responsabilidade na hora de votar. “Acho significante o ato de votar pela primeira vez. Assim eu tenho a oportunidade e o direito de escolher um representante”, afirma a estudante Dandara Silva.

“O voto é uma decisão muito importante que vamos tomar e, de acordo com as suas posições nas câmaras e assembleias, vai impactar no nosso cotidiano”, destaca o estudante Eliseu Barroso.

Vale destacar que todos os serviços estão disponíveis pela internet, através da aba “cartório eleitoral online” no endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br.