Horta hidropônica: cultivo de plantas e vegetais que pode ser feito em casa

icone-whatsapp
Agência Assembleia
14/03/2022 16h29 - Atualizado em 07/04/2022 13h40

Horta hidropônica: cultivo de plantas e vegetais que pode ser feito em casa
Centenas de pés de rúcula foram semeados em tubos próprios para hidroponia | Divulgação
Foto original

Fonte: TV Assembleia

Na Ilha de São Luís, pequenos produtores utilizam cada vez mais a hidroponia, sistema de cultivo que utiliza apenas água para o desenvolvimento da plantação. A produção é simples, mas exige acompanhamento especializado e pode, inclusive, ser feito de forma caseira.

Em uma estufa no município de Paço do Lumiar, centenas de pés de rúcula foram semeados em tubos próprios para hidroponia. Durante o processo, a águia recebe a solução nutritiva e circula pelo plantio, até voltar às caixas d’água para ser reaproveitada de forma segura.

Uma vantagem é o tempo entre a semeadura e a colheita de hortaliças folhosas, como rúcula, agrião e alface, que pode ser de 35 dias - pelo convencional, pode levar até 45 dias.

“Com a técnica, podem ser cultivadas as hortaliças folhosas e de frutos, onde são cultivadas sem a presença do solo, com produção exclusivamente à base de água”, esclarece Eduardo Ferreira Rodrigues, professor do Departamento de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

“Uma das vantagens é a economia hídrica. Temos um sistema fechado, com uma caixa d’água acoplada a uma bancada, onde estão as plantas. A água passa banhando o sistema articulado das plantas e volta para a caixa d’água. E assim você não tem perda d’água”, afirma o professor.

Outra vantagem é que pode ser trabalhada pelos pequenos produtores. “Hoje, tenho estrutura bastante significativa, e que está sendo utilizada agora com o fim de comercialização da alface, de toda espécie, a rúcula, o agrião, além da cebolinha e do coentro”, relata o professor Moacyr Feitosa, que mantém a horta há oito anos e começou a produção como hobby.


Banner