Eleição 2022: urnas terão ferramentas de acessibilidade

icone-whatsapp
Agência Assembleia
14/03/2022 16h34 - Atualizado em 07/04/2022 13h39

Eleição 2022: urnas terão ferramentas de acessibilidade
Foto original

Fonte: TV Assembleia

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) deve receber quase oito mil urnas eletrônicas mais modernas para as eleições deste ano. Entre as novidades, os equipamentos vão disponibilizar um melhor acesso para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Ao todo, 225 mil novos equipamentos foram fabricados e serão utilizados nas eleições gerais. “A bateria atual, a cada quatro meses, temos que dar uma carga. Essa nossa não, é eterna, o que já diminui custos. Ela é 18 vezes mais rápida que usada atualmente, que é de 2015”, afirmou o presidente do TER-MA, José Joaquim Figueiredo dos Anjos.

O Maranhão utilizará 7.989 urnas do novo modelo 2020, que substituirão todas de 2008 e parte de 2009. Segundo o TER-MA, o novo modelo também oferecerá toda a segurança e sigilo na hora do voto.

“Você vota, sem qualquer interferência de terceiros. E, ao final, quando se repassa os dados também porque você transmite, via disquete”, garantiu o presidente do TER-MA, José Joaquim Figueiredo dos Anjos.

Neste pleito, as urnas contarão com duas grandes novidades em termos de acessibilidade: há um modelo voltado a pessoas com deficiência visual e outro para pessoas com deficiência auditiva.

A sintetização de voz, recurso voltado para eleitores com deficiência visual, foi aprimorada, com melhorias na qualidade geral do áudio. A outra novidade, voltada para pessoas com deficiência auditiva, é a inclusão da apresentação de um intérprete de Libras na tela da urna, para indicar quais cargos estão em votação. 

 

 

 


Banner