Cuidados para manter a saúde mental do idoso

icone-whatsapp
Agência Assembleia
14/03/2022 16h40

Cuidados para manter a saúde mental do idoso
Foto original

A saúde mental dos idosos pode ser trabalhada de várias formas, tudo com base no cuidado, no carinho e no amor. Especialistas alertam que, com o envelhecimento, a depressão se manifesta com sintomas diferentes, como prostração, dores físicas e perda de memória, o que deve ser observado pela família.

“A perda da memória é a manifestação precoce, principalmente a mais recente, de que está acontecendo alguma coisa. E o idoso, quando tem alguma doença, a primeira coisa que faz é rebaixar o nível de consciência”, observa o médico cardiologista Serafim Junior, especialista em Medicina do estilo de vida.

O médico alerta que é preciso ter uma rotina ativa para fugir da doença. “Pode-se mudar o estilo de vida para que se mantenha saudável, como na juventude. A atividade física, os exercícios são fundamentais, assim como uma boa alimentação e a manutenção da interação social”, ressalta.

Para afastar os pensamentos ruins, Sandra Lopes, aposentada de 80 anos, que vive em asilo em São Luís, ao lado de outros 20 idosos, adora receber visitas. “Quanto mais melhor. Eu sou assim. Com a visita vem tudo de bom, quanta gente veio aqui”, afirma ela, que recebe acompanhamento terapêutico e psicológico na unidade.

Uma dessas visitas é a dos membros do projeto Bem Vividos, que é realizado por voluntários. “Por mais que seja um pequeno gesto. Trazer um pouco de alegria para uma pessoa, é muito gratificante”, diz a estudante Letícia Emanuela.

Os profissionais da unidade também promovem ações e atividades que visam manter a saúde mental. “A gente sabe que a tristeza vem, os momentos depressivos aparecem, então a gente tenta minimizar dando esse atendimento integral a todos eles. Essa questão da afetividade é muito importante para que eles se sintam protegidos”, afirma Socorro Serra, terapeuta ocupacional do asilo.


Banner