Jovens demonstram interesse em exercer cidadania por meio do voto nas eleições de 2022

icone-whatsapp
Agência Assembleia
14/03/2022 17h18 - Atualizado em 07/04/2022 13h30

Fonte: TV Assembleia

Com a aproximação das eleições, o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão iniciou A nova campanha nacional ‘Bora Votar’. A campanha visa incentivar o alistamento eleitoral dos jovens de 16 e 17 anos, que, mesmo não sendo obrigados a votar, podem participar da eleição e escolher seus representantes nos Poderes Executivo e Legislativo.

De acordo com Luan Matos, Diretor Geral do TRE-MA, a ação objetiva estimular o interesse dos jovens a participar da vida política e, também, conscientizá-los sobre a importância do voto para mudar a realidade do país. “Quanto mais cedo os jovens reconhecem a importância do voto, maiores são a chances de exercerem a plena cidadania”, frisou.

A campanha destaca que votar é um exercício de cidadania que fortalece a democracia. “Ao votar, o jovem ajuda a mudar o futuro da cidade, do estado, e país. Por isso a importância de não permitir que outras pessoas decidam por eles”, pontuou Luan Matos.

Através de palestras em escolas publicas e privadas é transmitida a mensagem de que o Maranhão pertence a toda a população e que os jovens podem fazer a diferença por meio do voto.

 “Fazemos questão de alertar esses jovens sobre a importância da opinião deles na democracia. Votem porque vocês podem, votem porque vocês querem, votem porque vocês se importam. Não deixe de emitir suas opiniões”, completou o diretor.

A estudante, Dandara Ohana Silva de 16 anos, reiterou que o voto é uma ação que mostra interesse e esperança de mudança para todos os cidadãos. “Votar é a oportunidade de direcionar forças em prol de uma sociedade inclusiva e igualitária. Nós precisamos mostrar a importância dos jovens no protagonismo eleitoral”, finalizou

 

 

 

 

 


Banner