Câncer de Mama: importância do diagnóstico precoce para o sucesso no tratamento

icone-whatsapp
Agência Assembleia
14/03/2022 17h21 - Atualizado em 07/04/2022 13h30

Fonte: TV Assembleia

Nos anos de 2020 a 2021, marcados pela pandemia do novo coranavírus, o Maranhão registrou 1.699 casos de câncer de mama. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Especialistas destacam chamam a importância do diagnostico precoce e chamam a atenção para o combate e prevenção da doença.

 A médica mastologista, Glaúcia Mesquita, alerta sobre o diagnostico precoce e tratamento adequado da doença. “Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo. O único exame capaz de detectar lesões iniciais é a mamografia, por isso deve ser realizado anualmente pelas mulheres acima de 40 anos”, informou.

A paciente, Dayana Muniz, diz que ainda está em tratamento e que o diagnóstico precoce está foi fundamental para sua recuperação. “Foi muito importante eu ter feito o autoexame e observar que algo não estava certo no meu corpo. Eu sigo realizando o tratamento e tive que fazer a mastectómica parcial da mama, é um momento muito difícil para as pacientes que enfrentam esta batalha”, frisou.

Todo paciente com esse tipo de câncer que teve a retirada total ou parcial da mama em decorrência do tratamento, tem o direito de realizar cirurgia plástica reparadora. Por lei, tanto o Sistema Único de Saúde (SUS) quanto os planos de saúde são obrigados a realizar essa cirurgia.

A reconstrução da mama tem papel fundamental para a saúde emocional dessas pacientes e para ter acesso ao benefício é necessário agendar a cirurgia no local onde o paciente está realizando o tratamento ou solicitar em uma Unidade Básica de Saúde.

 

 

 

 

 


Banner